Quinta-Feira 04/09/2025 08:48

Pesquisa revela bom momento das micro e pequenas empresas no MS

Estado - Negócios - Cenário de Crescimento Econômico Otimista

Imagem: territoriosemrede.com.br

Em cinco anos, Mato Grosso do Sul registrou crescimento de 163% nas micro e pequenas empresas, passando de 26.573 para 69.945.

O bom momento foi revelado por uma pesquisa realizada pelo Sebrae/MS, que entrevistou 210 empresários de micro e pequenas empresas em seis municípios, entre eles Coxim.

No mês de janeiro, os empreendedores de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Coxim e Três Lagoas responderam a questões relativas ao desempenho 2011 e expectativas para este ano em relação a faturamento, preços, empregos, salários e investimentos.

Salários

O relatório aponta que os salários acompanharam este ritmo de crescimento e também aumentaram. Mato Grosso do Sul, neste aspecto, revela porcentagem acima da média nacional, sendo que nos últimos dez anos, o pagamento dos funcionários destas empresas cresceu 32,6% no Estado, contra 14,4% apontada no país para o mesmo período.

Ainda sobre os salários, o relatório revela que, se comparadas aos empreendimentos de grande porte, as micro e pequenas empresas registraram aumento significativo no pagamento dos funcionários.

No país, contabilizada a última década, grandes corporações tiveram acréscimo no pagamento de 4,4%, ou seja, 10% a menos do que micro e pequenas empresas, com 14,4%.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, assim como a lei da oferta e procura regula os preços de mercado; o exemplo também se encaixa no caso da mão de obra. “Com o aquecimento do mercado, a mão de obra tende a ser um produto muito procurado, o que faz com que os salários aumentem. Além disso, a exigência de especialização por parte das indústrias também força o salário a subir”, declara.

Faturamento

Além dos salários, 70% dos proprietários entrevistados também esperam um maior faturamento para 2012.

O empresário Alex Furtado é um exemplo disso.

Segundo ele, a empresa faturou 30% a mais no ano passado, se comparado à 2010. “As perspectivas para este ano são positivas. Acredito que a empresa fature 40% a mais do que em 2011”.

O otimismo, segundo ele vêm do amadurecimento do micro e pequeno empreendedor. “As grandes empresas estão engessadas e as micro e pequenas empresas têm crescido cada vez mais, apostando em novos métodos de trabalho”, declara.

Já a proprietária de um restaurante na capital, Ramona Duarte acredita que um maior investimento este ano vai gerar mais lucro para a empresa.

Há alguns meses ela parou de pagar aluguel e mudou-se para uma sede própria.

A expectativa é que o dinheiro utilizado para alugar o espaço antigo seja destinado a outras funções. “Quero colocar à venda no restaurante alguns produtos relacionados à alimentação e, com isso, aumentar o faturamento.”

Segundo Cláudio Mendonça, o cenário de crescimento econômico permanece otimista desde que baseado em produtos de consumo interno, “uma vez que a crise mundial assola o poder de compra de países como os Estados Unidos e da Europa,o que repercutirá na balança comercial”, descreve.

Mas, apesar da crise fora do país, Mendonça aposta no crescimento da economia brasileira “estamos acima da média mundial, o que representa um cenário positivo de confiança, além de impactos reais como a implantação de grandes plantas industriais em nosso estado. O aumento do fluxo de capital circulante na região passa a gerar um ciclo virtuoso para o desenvolvimento local, fomentando o crescimento e a formalização de novos negócios também no setor de comércio, serviços e produção de alimentos”.

Emprego e setores

Outro fator positivo divulgado na pesquisa está relacionado a geração de empregos.

Do ano passado para 2012, a expectativa de aumento no quadro de funcionários nas MPE´S cresceu 5% entre os empresários, chegando a 40%.

Quanto aos setores, o documento descreve que, em Mato Grosso do Sul o comércio abrange 41% do total das MPE’s, seguido por serviços, com 31% e, finalmente, agropecuária, 18%.

A maioria destas empresas, 18% tem até dois funcionários.

Dos empresários pesquisados, grande parte, 32% está consolidado no mercado, ou seja, estas empresas têm entre 10 a 20 anos.

Os empreendimentos que têm de 5 a 10 anos somam 20% do total, seguida daquelas recentes, que abriram há mais de um até cinco anos, totalizando 19%. 

idest.com.br/DF

registro, crescimento, micros e pequenas empresas, Sebrae/MS, desempenho 2011

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens