Senado aprova que carros usem farol de dia em rodovias e túneis
Brasil - Segurança Pública - Direção Defensiva Obrigatória
Imagem: emfocojornal.com
Motoristas poderão ter que usar faróis baixos quando trafegarem de dia por rodovias e túneis.
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta semana um projeto de lei que inclui essa exigência no Código de Trânsito Brasileiro.
O projeto foi aprovado em decisão terminativa na comissão.
Se não for apresentado um recurso até a próxima semana, não precisa passar por votação no plenário do Senado e segue direto para votação na Câmara.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito já recomenda a medida.
No Brasil, esse procedimento é exigido no Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo estudos, o impacto do uso diurno de faróis baixos na diminuição de desastres automobilísticos começou a ser observado em países nórdicos na década de 1970.
De acordo com o presidente da CCJ e autor do projeto, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), estudo realizado na Holanda constatou que veículos que transitam de dia com o farol aceso têm 15% menos risco de se acidentarem.
“A iluminação é um elemento fundamental para a segurança do trânsito porquanto antecipa a visualização do veículo a uma distância maior. Desse modo, alerta o motorista sobre situações de risco”, afirma o senador.
Folha.com/Correio do Estado/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito