Quinta-Feira 04/09/2025 19:58

Produtores de três Estados criam Cooperativas de Reflorestamento

Brasil - Agronegócio - Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia

Imagem: primeirahora.com.br

Buscando desenvolver o emprego do eucalipto em novos mercados, 40 produtores formaram a Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia, a Cooperflora Brasil, composta por empresários agroflorestais dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com a Associação, o setor granjea impuso com o aumento da fiscalização e oferta de madeira com base ilegal.

O projeto idealizado pelo produtor agroflorestal Gilberto Goellner busca fomentar o multiuso do eucalipto e promover novos mercados para o produto.

Com a recente aprovação do novo Código Florestal o setor de florestas sustentáveis ganhará impulso com o aumento na fiscalização e restrição da oferta de madeira sem base legal.

Com a projeção de crescimento do setor, a cooperativa dá um passo à frente na organização dos produtores regionais em busca da profissionalização dos processos de plantio, manejo e colheita da cultura.

A entidade sediada em Rondonópolis-MT (219 km de Cuiabá) vislumbra a criação do grande pólo florestal do Sul de Mato Grosso, com capacidade de atrair investidores de indústrias de processamento do eucalipto.

Hoje, toda madeira de reflorestamento comercializada no Estado é usada para geração de energia térmica em fornalhas industriais (biomassa), no entanto, com o crescimento da atividade por meio da Cooperflora, será capaz atrair investidores do setor moveleiro que é consumidor de laminados; os fabricantes de MDF e MDP; bem como serrarias; siderúrgica; e, proporcionar o uso do eucalipto in natura nas construções civis e rurais para diversificar a destinação dessa matéria-prima.

“A Região Sul de Mato Grosso possui hoje aproximadamente 40 mil hectares de plantio de eucalipto e queremos ampliar essa produção. Com a organização dos produtores de pequeno, médio e grande porte poderemos ampliar a oferta do produto e atrair as indústrias necessárias para o consumo de nossas produções. O Estado tem uma área estimada de 500 mil hectares que podem ser absorvidas por florestas plantadas”, acrescenta o presidente da Cooperativa, o produtor e ex-senador, Gilberto Goellner.

A cooperativa tem ainda o papel de auxiliar o produtor a garantir maior rentabilidade na atividade.

O grande gargalo está na fase de colheita, devido à falta de equipamentos apropriados para o processo de corte, processamento da madeira e logística para entrega ao consumidor final.

Para isso, a entidade contará com serviços terceirizados de máquinas, equipamentos e caminhões para transporte.

A mecanização da colheita garantirá melhor cumprimento às exigências trabalhistas e, com isso, oferece a segurança necessária aos empreendimentos.

Goellner adianta que os associados receberão orientação para o pleno êxito da atividade.

“A Cooperflora terceirizará os serviços de implantação de projetos para os associados que ainda iniciarão na atividade, orientando para a adequação de clones ao uso final da madeira”.

Os associados que já possuem floresta plantada também serão respaldados. “Haverá necessidade de um inventário quantitativo e/ou qualitativo para adequar melhor o momento da colheita ao mercado disponível”, explica o presidente da Cooperflora.

Portal Moveleiro/DF

Cooperflora Brasil, empresários agroflorestais, fabricantes, MDF, MDP, setor moveleiro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens