Quinta-Feira 04/09/2025 12:37

MS se prepara para atender mudanças previstas no sistema socioeducativo

Estado - Educação - Sistema Socioeducativo

Foto: Divulgação

A Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) já está se preparando para executar as ações previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) instituído pela Lei nº 12.594/2012, sancionada no dia 18 de janeiro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff. A Lei regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas ao adolescente que pratique ato infracional.

O Sinase traz princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas e neste sentido, os sistemas estaduais e municipais devem aderir a todos os planos, políticas e programas específicos de atendimento a adolescente em conflito com a lei. De acordo com o superintendente de Assistência Socioeducativa, Hilton Villasanti Romero, Mato Grosso do Sul já vem cumprindo ao longo dos anos algumas ações previstas na Lei, mas prevê algumas adequações e capacitações de servidores.

Hilton Villasanti participou no inicio deste mês em Brasília de um encontro promovidopela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em Brasília que também reuniu outros gestores estaduais de medidas socioeducativas. No evento que celebrou a sanção da Lei do Sinase, a ministra da SDH/PR, Maria do Rosário repassou aos presentes o que mudou com a nova Lei.

“É uma mudança histórica. O foco é educacional e vai contar com a maior participação da família na reconstrução social do adolescente, principalmente na elaboração do Plano Individual de Atendimento [PIA] que deve ser elaborado em até 45 dias após o ingresso deste na Unidade Educacional de Internação[Unei]. O PIA será elaborado pela família, técnicos da SAS e pelo próprio adolescente”, explicou Villasanti. O cumprimento das medidas socioeducativas, em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação, dependerá do PIA.

No plano devem constar, por exemplo, diversas informações sobre o adolescente e as atividades a serem desenvolvidas como as formas de participação da família e ainda medidas especificas de atenção à saúde. Após a elaboração do documento, conformeHilton Villasanti, o PIA será encaminhado ao judiciário para ser homologado. “O PIA será online e vai compor o Sigo [Sistema de Serviço Integrado de Gestão Operacional - da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública]. Será uma peça administrativa construída pelo servidor, adolescente e a família”, afirma. A SAS deve realizar uma capacitação com os servidores sobre a nova mudança no sistema online.

A Lei também recomenda que a aplicação da pena seja individualizada, levando em conta condições como doenças, deficiências ou dependência química. A nova legislação prevê ainda que jovens casados ou que tenham um relacionamento estável tenham direito a visitas íntimas. As visitas serão permitidas mediante uma autorização do juiz responsável pelo acompanhamento da sentença à qual o jovem está submetido.

Conforme o superintendente de Assistência Socioeducativa, o Sinase prevê também a garantia de que os jovens tenham acesso à educação e capacitação profissional. “Hoje a SAS já realiza em parceria com o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial] cursos profissionalizantes como curso de auxiliar de escritório e de manutenção de computadores”, lembrou Villasanti.

Assim como as capacitações previstas na Lei, Mato Grosso do Sul já executa algumas das novas ações como, por exemplo, o próprio Sigo com a inclusão no sistema de todos os dados referentes ao adolescente. Estes dados estão registrados em tempo real para as instituições que já pertenciam ao Sigo. A iniciativa serviu de referência para os trabalhos do estado do Acre.

A nova Lei também defende a articulação intersetorial com a participação de todos os organismos estaduais para contribuir na elaboração de programa de atendimento socioeducativo. "O governador assinou o decreto que foi publicado no inicio deste ano da criação de uma Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Sistema Estadual de Medidas Socioeducativas Privativas de Liberdade e de Semiliberdade. São 15 organismos estaduais para integrar políticas publicas", informou Hilton Vilalsanti. O objetivo é articular políticas públicas governamentais e de elaborar estratégias conjuntas para o desenvolvimento das ações socioeducativas.

A lei do Sinase tramitou no Congresso Nacional por quatro anos, mas Mato Grosso do Sul se antecipou e ja realizou diversas melhorias para garantir um melhor atendimento socioeducativo, principalmente no que diz respeito a adequações  fisicas e estruturais. "Realizamos reformas e ampliações nas 10 Uneis, o que estabelece o Sinase e atende os padrões do Estatuto da Criança e do Adolescente[ECA]", concluiu Villasanti.

Noticias MS / M.V.

MS, Educação, Preparação, Sistema Socioeducativo, Mudanças

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens