Sábado 15/11/2025 15:13

Panificadoras da Capital adotam sacos biodegradáveis para pães

Ecologia e Meio Ambiente - Proteção ao Meio Ambiente

Foto: Divulgação / Fiems

Preocupadas com a preservação do meio ambiente, pelo menos 21 panificadoras e padarias de Campo Grande já adotam, desde o fim do ano passado, sacos biodegradáveis – que pode ser decomposto por agentes biológicos – para o transporte de pães pelos fregueses. Os sacos ecologicamente corretos são feitos de papel branco óptico e, além de contribuir com a preservação ambiental, também reduzem os custos dos empresários do segmento com embalagens, já que os pacotes são entregues gratuitamente pela empresa que explora comercialmente a parte externa das embalagens com a impressão dos mais variados anúncios.

Segundo o presidente do Sindepan/MS (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul), Raul Alves Barbosa, para os empresários do segmento, a principal vantagem dos sacos biodegradáveis para pães, com certeza, é a economia com embalagens e, por isso, a entidade vai trabalhar para que a novidade chegue ao maior número possível de panificadoras e padarias do Estado. “Todos os lados ganham com essa iniciativa, o empresário, que consegue economizar, e o cliente, que transporta o pão de cada dia em um saco ecologicamente correto. Além disso, as empresas dos mais variados segmentos passam a contar com uma nova alternativa de divulgação das suas marcas e serviços”, analisou.

Empresários

Para o proprietário da padaria Barcelona’s, Carlos Henrique Brites Taveira, a iniciativa foi muito bem recebida pelos clientes. “Desde que começamos a receber os sacos biodegradáveis, procuramos divulgar para os clientes que a nova embalagem é feita de um material especial que não causa danos ao meio ambiente. Também estamos conscientizando os consumidores até mesmo na hora do pagamento para que não façam o uso da sacola plástica para transportar o pão”, destacou.

Ele informa ainda que, por mês, eram gastos, aproximadamente, R$ 100,00 em cada milheiro de saco de pão, valor que hoje está sendo economizado, já que a empresa que fatura com a mídia impressa na nova embalagem não cobra pela distribuição do produto. “O custo das embalagens está muito alto. Então, para nós, essa alternativa de redução é muito boa. Nossas expectativas de aceitação junto ao cliente também são positivas, pois essa embalagem permitirá uma maior interação, já que pode trazer, além dos anúncios, vários tipos de promoções”, acrescentou.

A sócia proprietária da padaria Mais Q Pão, Luciane Gueno, acredita que o saco biodegradável é uma ótima ferramenta de comunicação, além de reduzir os custos da empresa. “Por dia recebemos em média 1,5 mil clientes na padaria, ou seja, um número grande de pessoas que estão tendo acesso a um novo conceito de embalagem. Portanto, é preciso que haja mais conscientização por parte dos clientes, pois, alguns ainda utilizam muito as sacolas plásticas, mas acredito que em pouco tempo todos irão aderir ao saco ecologicamente correto”, previu.

Nova mídia

O responsável pela empresa que trouxe esse novo conceito de embalagem ao Estado, Thomaz Alves Corrêa Reis, reforça que a iniciativa também não deixa de ser uma forma de publicidade ecologicamente correta. “Apostamos em um suporte publicitário inovador, que é o saco de pão, auxiliando também o empresário do setor da panificação a reduzir custos com embalagens para os seus produtos. Além disso, a mídia nos sacos é impressa com tintas à base de água e a cola para selamento não possui poliamidas, observando padrões internacionais para acondicionamento de produtos alimentícios e produzidos de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou.

O empresário acrescenta que os sacos biodegradáveis para pães têm espaço para 44 anúncios, sendo em uma face com tamanho de 6,2 por 5 cm e, na outra, de 5 por 5 cm. “Fica a critério de cada anunciante escolher em quantos módulos quer anunciar ou, ainda, optar por ser o único fazer a divulgação na edição”, detalhou. Ele pontua também que a edição dos sacos é quinzenal e a tiragem mínima é de 30 mil unidades, possibilitando publicidade a baixo custo para os anunciantes, quando comparado a outras mídias tradicionais. “A primeira edição começou a circular no fim de dezembro do ano passado e já está em circulação a segunda. Na primeira foram 30 mil sacos distribuídos junto a 18 panificadoras localizadas em diversas regiões da Capital e, nesta segunda edição, são mais 30 mil sacos distribuídos em 21 estabelecimentos”, informou.

Lista de panificadoras amigas do meio ambiente:

Panificadora Doce e Pão

Panificadora Pão Brasil

Panificadora Mais Q Pão (unidade Av Eduardo Elias Zahran)

Panificadora Mais Q Pão (unidade Av Mato Grosso)

Panificadora Pão Bento

Panificadora - Espaço Café Big Beef

Panificadora Espanhola

Panificadora Fornello Pães e Conveniência

Panificadora Giocondo Pães e Conveniência

Panificadora Tribo Pão

Panificadora e Confeitaria Cancun

Panificadora e Confeitaria Garças

Panificadora Dico

Padaria Supermercado Campos (Carandá)

Panificadora e Confeitaria Pão da Vida

Panificadora Barcelona

Panificadora Pão Moreno

Lanchonete e Padaria Dom Bosco

Panificadora, Confeitaria Fruta Pão

Café das 15

Panificadora Carandá

Fiems / M.V

Campo Grande, Panificadoras, Ecologia, Meio Ambiente, Sacolas Biodegradáveis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens