Dengue tipo 4 está perto de MS e rede de saúde não está preparada, admite secretária
Estado - Saúde - Risco de Epidemia
(Foto: Campo Grande News)
O vírus tipo quatro da dengue está cada vez mais próximo de Mato Grosso do Sul. Se ele chegar, o estado pode enfrentar uma epidemia grande e o sistema de saúde não dar conta, segundo a titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Beatriz Dobashi.
‘Estamos circundados pelo vírus quatro. Então, se o vírus quatro entrar aqui e nós tivermos com o índice alto de infestação do Aedes aegypti, vai ter uma epidemia muito grande e os serviços de saúde não vão dar conta’, afirmou Dobashi durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite Estadual) com os secretários municipais de saúde, ontem (10).
O tipo quatro da doença foi registrado em todos os estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná), além da Bolívia, país vizinho. Por isso, a secretária de saúde destacou que Mato Grosso do Sul está ‘cercado’.
Dobashi ressaltou ainda que o órgão atua o ano inteiro na luta contra a dengue, independente de epidemia. Porém, alertou para o fato de várias áreas estarem com índice alto de infestação do mosquito da dengue.
Sobre medidas para conter a entrada do vírus quatro, o coordenador de vetores da SES, Aldecir Dutra, garantiu que todos os municípios fronteiriços têm técnicos atuando para impedir que isso aconteça.
Para o infectologista Rivaldo Venâncio, é questão de dias, semanas ou meses para o tipo quatro chegar a Mato Grosso do Sul. ‘Não tem como impedir’, lamentou.
Sobre as medidas preventivas adotadas, Venâncio disse que isso ajuda, mas não é 100% eficaz. ‘É uma doença que a pessoa pode vir com ela encubada de outro lugar. Aí chega no estado sem sentir nada, depois sente febre e depois se diagnostica o vírus. Nesse período, pode haver contaminação, pois um mosquito pode picar a pessoa e espalhar o vírus’, justificou o infectologista.
Casos de dengue - Nas primeiras cinco semanas de 2012, foram registrados 1.473 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No mesmo período de 2011, 2.722 pessoas contraíram a doença.
Três Lagoas é o município do estado com a mais alta incidência de casos para cada 100 mil habitantes. O número é de 597,30, de acordo com a SES.
Campo Grande News/V.H.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito