Segunda-Feira 17/06/2024 01:45

Confinamento de gado deve crescer 15% em 2012, segundo associação

Brasil - Pecuária - Confinamento de Gado

O confinamento de gado no Brasil deve registrar crescimento de cerca de 15% em 2012, conforme estimativa da Associação Brasileira dos Confinadores (Assocon). O rebanho bovino do país conta com 180 milhões de cabeças. Anualmente, são abatidos 36 milhões de animais, dos quais 10% são confinados. Já a consultoria Safras e Mercado prevê para este ano um aumento neste número entre 3% e 5%, seguindo a tendência dos últimos anos.

– O confinamento deve crescer. Até em função de que a cada ano a oferta é menor de pastagens para este gado extensivo que não temos. A cana, soja, milho invadem áreas de pastagens a cada ano. Então, o confinamento, para ser o caminho natural do Brasil, tem que trabalhar contratos futuros, proteção de preços na Bolsa de Valores, estratégia de compra de insumos mais agressiva ao longo de cada ano comercial – avalia o analista Paulo Molinari.

O presidente da Assocon, Eduardo Moura, é ainda mais otimista. 

– O Brasil deixou de ser um exportador de carne barata e vai ter uma exigência de exportar com mais qualidade. Além disso, nosso gado é mais novo. O Brasil já abate animais mais novos. Há ano a ano o avanço da agricultura em áreas de pastagens, isto força também o crescimento do confinamento. Nós temos tido uma deterioração das nossas pastagens. Muitas são antigas e algumas regiões têm cigarrinha, morte súbita do capim, seca forte, criando problema para engorda no pasto. A somatória dos fatores vai levar a um crescimento, apesar de os custos não estarem estimulantes, maior do que 3% ou 5%, na minha visão – argumenta. 

De olho neste mercado, a indústria de suplementos alimentares pega carona no crescimento da cadeia produtiva. Os suplementos à base de vitaminas, minerais e nutrientes complementam a dieta e potencializam o ganho de peso do animal, de acordo com o diretor comercial da Premix, Márcio Guidolin.

– É uma aposta. Vai crescer bastante ao longo dos anos e, junto com isso, a suplementação vem crescendo na mesma proporção. Hoje nós encontramos um cenário de profissionalização da pecuária. A necessidade do confinamento vai se tornando cada vez maior, para conseguir fechar o ciclo, principalmente no período de seca. Junto com isso, o cenário para suplementação é muito bom – aponta.

O produtor Alberto Pessina diz ter começado a utilizar o sistema em 1995. Atualmente, confina seis mil animais por ano. Com a estiagem que atingiu diversas regiões do país, foi necessário segurar o rebanho por mais tempo do que o habitual.

– Eu nunca tive que segurar animais no confinamento por período tão longo sem conseguir soltar. Choveu 50% menos do que deveria – relata.

Ele acrescenta que a prática exige investimento em estrutura e tecnologia.

– Conforme vai aumentando o grau de tecnificação, terá uma boa gestão administrativa do negócio, tanto na parte de compra, de insumos, avaliação de mercado, compras. Se não tem a cria, é obrigado a comprar, saber comprar bem, o momento de comprar, vender, montar esta operação, de modo que obtenha um resultado interessante – explica.

O confinamento é prática utilizada em grande escala em países como os Estados Unidos. No país, 90% do total de abates são de animais confinados. O Brasil, por sua vez, mesmo com o entusiasmo dos produtores, ainda está longe desta realidade. Representantes do setor apontam que o valor do boi magro e o alto custo da ração, em função do preço do milho, são fatores agravantes.

Famasul / M.V

Confinamento, Gado, Pecuária, Brasil, Crescimento, 2012

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens