Segunda-Feira 17/06/2024 02:37

Embrapa inicia projeto com microrganismos para produção de etanol lignocelulósico

Estado - Novas Tecnologias - Produção de Etanol de 2ª Geração

Imagem: Assessoria

Obter microrganismos para atuar na produção de etanol de 2ª geração.

Esse é o objetivo do projeto de pesquisa “Linhagens microbianas superiores para a produção de etanol lignocelulósico”, que a Embrapa Agroenergia começou a desenvolver este ano.

Nesta terça-feira (07), a entidade reuniu a equipe do projeto em sua sede, em Brasília, num workshop para discutir estratégias de trabalho.

A pesquisa vai atuar em duas frentes.

A primeira é o desenvolvimento de microrganismos que produzam enzimas de baixo custo e alta eficiência na hidrólise da celulose.

Por meio desse processo, a celulose é “quebrada” e seus açúcares, liberados para fermentação a etanol.

Contudo, alguns desses açúcares não são fermentescíveis pelos microrganismos hoje disponíveis comercialmente.

Esse é outro entrave da produção de etanol de 2ª geração que o projeto pretende atacar: desenvolver leveduras capazes de fermentar as pentoses – açúcares de cinco carbonos.

Em ambas as frentes, os pesquisadores utilizarão recursos de melhoramento genético para obter os microrganismos desejados.

Além da Embrapa Agroenergia, participam do projeto outras quatro unidades da Embrapa: Agroindústria de Alimentos (RJ), Meio Ambiente (SP), Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e Uva e Vinho (RS).

Também participam a Fundação Oswaldo Cruz, o Instituto Nacional de Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A professora Elba Bon, da UFRJ, diz que essa uma iniciativa importante porque “é o primeiro projeto estruturado no Brasil que trata da produção de enzimas para etanol lignocelulósico e da fermentação alcoólica tanto da glicose quanto da xilose”.

Ela compartilha a coordenação do projeto com o pesquisador João Ricardo Moreira de Almeida, da Embrapa Agronenergia, e é responsável pelos trabalhos com enzimas.

A professora da UFRJ tem grande expectativa em relação ao projeto, pela experiência e competência da equipe envolvida.

Além disso, “ela ressalta que o entrosamento entre os participantes, fator essencial para projetos em rede, já existe”.

Para a pesquisadora LedaGottschalk, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o projeto pode contribuir para o avanço da tecnologia de produção de etanol lignocelulósico, já que a obtenção de microrganismos que produzam enzimas hidrolíticas mais eficientes é uma das etapas essenciais para viabilização econômica do produto.

Na pesquisa, Leda vai comparar os microrganismos obtidos por melhoramento genético com as espécies selvagens.

O desempenho das enzimas por eles produzidas também será comparado com aquelas disponíveis comercialmente.

Almeida, que é líder do projeto, explica que “o objetivo do workshop foi definir as estratégias de ação do projeto e padronizar metodologias a serem empregadas”.

Ele faz um balanço positivo do evento, especialmente pela troca de informações sobre o que os grupos envolvidos no projeto já têm feito sobre o tema.

A pesquisa é financiada pelo Sistema Embrapa de Gestão (SEG) e tem duração prevista de quatro anos.

Redação/Jornal Agora MS/DF

microrganismos, produção, etanol de 2ª geração, etanol lignocelulósico, Embrapa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens