Segunda-Feira 17/06/2024 01:32

Meta do Governo de Puccinelli é transformar MS em zona livre de aftosa sem vacinação

Estado - Agropecuária - Combate à Aftosa

(Foto: Rachid Waqued)

O governador André Puccinelli foi enfático ao comentar a meta para os próximos dois anos de sua gestão em relação à febre aftosa no Estado. ‘Queremos e estamos trabalhando para que Mato Grosso do Sul se transforme em uma área livre de aftosa sem vacinação’.

A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, na entrega de 121 viaturas para atender as ações de defesa sanitária animal e vegetal em 45 municípios nos escritórios da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em Campo Grande e no interior do Estado.

O governador reforçou que este status é o ideal, e que as ações de fiscalizações para combater a entrada do foco de aftosa em Mato Grosso do Sul devem continuar. O objetivo é chegar ao status livre de aftosa sem vacinação como atingiu Santa Catarina. ‘Para isso vamos contar com a conscientização dos produtores, setor importante na economia sul-mato-grossensse. Atualmente 7% de toda arrecadação deste Estado vem da pecuária’.

‘O combate aos ‘intrabandistas’, que trazem gado dos países vizinhos, será feito com punições legais. Aqueles que não estiverem agindo dentro da legalidade serão punidos e independente se forem uma ou dez mil reses, o gado será abatido’, declarou André.

O governador lembrou que as viaturas foram garantidas com recursos do governo federal e contrapartida do governo estadual. ‘Foram investidos quase R$ 7 milhões na aquisição destas viaturas. Estes recursos vêm para Mato Grosso do Sul porque uma equipe competente vai buscar’, comentou Puccinelli.

A questão sanitária de proteção às atividades da pecuária visa garantir a qualidade e a aceitação dos produtos produzidos em Mato Grosso do Sul. Segundo Puccinelli as operações já instituídas nos 800 km de fronteira seca com os países vizinhos, Bolívia e Paraguai, permanecem para combater e coibir a entrada de gado contrabandeado em Mato Grosso do Sul.

 ‘A operação em que os funcionários da Iagro, apoiados pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e pelo Exército na continuidade da Operação Boiadeiro e pela Agência Brasileira de Inteligência [Abin], que quando está presente, tem informações precisas de primeira mão, está em curso e permanecerá sendo executada’, enfatizou o governador.

Ao ser informado dos últimos focos de febre aftosa no país vizinho, o governo do Estado, determinou a imediata intensificação das ações de vigilância sanitária na região de fronteira, mobilizando equipes especializadas e produtores rurais que, com o apoio do Governo Federal e entidades federais, agiram rapidamente na implantação das barreiras sanitárias, impedindo dessa forma que o Estado fosse atingido.

André lembrou que o gado precisa ter origem para ser comercializado ou entrar no Estado. ‘O gado precisa ter origem convincente e documental para entrar aqui. Somente desta forma poderemos dizer que nossa carne é a melhor do universo’, disse.  

 

Noticias MS / V.H.

Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, Combate à Aftosa, Sem vacinação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens