Como proteger seu aparelho de ameaças na web
Brasil - Tecnologia - Maneira de Proteger seu PC
Brasil ocupa a quarta colocação entre os países líderes em crimes na internet; Confira dicas que podem ajudar a proteger aparelhos de ataques na internet
Dados do Comitê para Democratização da Informática (CDI), apontam que, até 2016, 70% da população brasileira estará conectada à internet. A marca é impressionante, mas traz à tona outros números, um pouco mais preocupantes acerca do assunto.
Um deles é que o Brasil ocupa a quarta posição na lista dos países líderes em cibercrimes, atrás apenas da China, África do Sul e México. ‘São 220 mil vírus circulando pelos computadores do país e a cada 39 segundos é realizado um novo ataque’, alerta Roberto Baggio, fundador do CDI. Isso significa que os brasileiros estão cada vez mais conectados e também cada vez mais suscetíveis a serem vítimas de crimes online, como roubo de senhas bancárias por exemplo.
Com o objetivo de promover a conscientização sobre uma navegação mais segura e, de quebra, ajudar o país a sair da lista negra dos ataques virtuais, o CDI lançou em janeiro a campanha Brasil sem Vírus, com o apoio do Techtudo. ‘Campanhas preventivas são fundamentais para esclarecer a todos em relação aos perigos e desafios da internet’, explica.
E uma das principais ações da campanha, e dica número um para garantir a proteção de um computador, é a aplicação e atualização constante de antivírus. No site do movimento é possível que usuários baixem gratuitamente serviços para blindar a máquina contra possíveis ameaças.
Existem, entretanto, outras atitudes que também podem ser incorporadas ao dia a dia da navegação, seja em computador pessoal ou smartphone. EXAME.com apurou junto ao CDI algumas dicas, confira abaixo:
Arquivos anexados ao e-mail: Verificar o remetente e não abrir mensagens de desconhecidos.
Download de arquivos: Somente realizar downloads de sites conhecidos e seguros.
Antivírus: Mantenha-o atualizado. No site do Brasil sem Vírus é possível encontrar opções, gratuitas e pagas, para instalação.
Senha: Uma boa senha deve ter cerca de 8 caracteres, alternando sempre letras, números e símbolos para dificultar a descoberta. Além disso, deve ser trocada regularmente.
Log Out: Quando acessar computadores de lugares públicos, nunca se esqueça de ‘sair’ quando finalizar o acesso a uma rede social, por exemplo, ou mesmo conta de email.
Portal Exame / M.V
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito