Segunda-Feira 17/06/2024 13:05

Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí podem ser áreas livres de aftosa

Brasil - Pecuária - Áreas Livres de Febre Aftosa com Vacinação

Imagem: abiec.org.br

Os Estados do Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí podem obter ainda este ano do Ministério da Agricultura o reconhecimento de áreas livres de febre aftosa com vacinação.

A conquista do novo status acontecerá caso cumpram as exigências do projeto que visa a ampliar a zona livre da doença no País.

Esses Estados têm, hoje, o status de risco médio para aftosa e, por isso, só podem comercializar carne para regiões com a mesma classificação sanitária.

Ou seja, não podem exportar a proteína nem vendê-la para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, hoje reconhecidamente áreas livres da doença com vacinação.

Em todo o Brasil apenas o Estado de Santa Catarina é zona livre de aftosa sem vacinação, desde 2007.

Em reunião na última terça-feira (17), em Brasília, entre o ministro Mendes Ribeiro Filho e os secretários de Agricultura dos quatro Estados, foi confirmada a agenda de auditoria e sorologia necessárias para a análise que vai declarar, ou não, o novo status dessas regiões.

O cronograma elaborado pelo Ministério prevê que em fevereiro uma nova auditoria será feita para checar se as pendências apontadas pelo governo em avaliação anterior, no ano de 2011, foram sanadas.

Em março serão sorteadas centenas de propriedades para que seja realizada, entre os meses de abril e maio, a sorologia dos animais, que tem como objetivo provar a inexistência da circulação do vírus da aftosa.

Todo o processo será concluído em outubro.

Caso os quatro Estados sejam aprovados, receberão do Ministério o status de área livre com vacinação.

O próximo passo será encaminhar a documentação para a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) para que sejam reconhecidos pelo organismo multilateral. Geralmente, a OIE decide sobre a concessão de status sanitários em sua reunião anual que ocorre em maio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará tinha, em 2010, um rebanho de 17,6 milhões de cabeças; o Maranhão, 7 milhões de cabeças; Pernambuco, 2,4 milhões de cabeças; e Piauí, 1,68 milhão de cabeças.

O rebanho total do País era de 209,5 milhões de bovinos.

O secretário de Agricultura do Maranhão, Cláudio Azevedo, afirmou, por meio de nota, que com o status de região livre da febre aftosa os mercados interno e externo se abrirão para a carne do Estado.

“Os criadores poderão buscar preços competitivos para sua atividade pecuária e o Maranhão vai atrair novos investidores para o setor rural”, disse.

O Estado não registra caso de aftosa há dez anos.

Status nos Estados

Atualmente, 15 Estados brasileiros são reconhecidos pela OIE como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Além disso, detêm esse status a região centro-sul do Pará, os municípios de Guajará e Boca do Acre e partes dos municípios de Lábrea e Canutama, todos no Amazonas.

O Ministério da Agricultura reconhece como de risco médio de febre aftosa os seguintes Estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e as regiões norte e oeste do Pará, incluindo a ilha do Marajó.

Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do Estado do Amazonas.

Agência Estado/DF

obter, reconhecimento, áreas livres de febre aftosa com vacinação, auditoria, sorologia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens