Hemosul convida população para realizar doações de sangue nas férias
Saúde - Doação de Sangue
Foto: Divulgação
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) convida a população a realizar doações de sangue e medula óssea durante janeiro.
Segundo o Hemosul, doações de todas as tipagens sanguíneas, das mais comuns (tipagem positiva) até as mais raras (tipagem negativa), são bem vindas, uma vez que a intenção é manter o estoque de bolsas de sangue estável para que não haja problemas dentro dos hospitais nesta época de férias, festas e viagens que vai de janeiro a fevereiro.
Tipagem
Os tipos de sangue mais comuns, tipagem positiva, possuem maior número de doadores, contudo são os mais solicitados dentro dos ambientes hospitalares. Já os de tipagem negativa, considerados mais raros, embora sejam utilizados em menor escala se comparados às tipagens positivas, também são os mais difíceis de serem coletados, uma vez que o número de doadores é menor.
“Doadores de todas as tipagens sanguíneas são importantes para que o estoque de sangue continue estável e pronto para atender a demanda dos hospitais. Por isso, convidamos a todos os doadores a procurarem o Hemosul. Pessoas interessadas em serem doadores também são bem vindas”, diz a assessora do Hemosul, Mayra Francheschi.
Na Capital, o Hemosul tem a função de coletar sangue e encaminhar as bolsas para os hospitais públicos e privados. Em toda a Hemorrede do Estado estima-se que sejam coletadas mensalmente seis mil doações. Mas por conta dessa fase de férias e viagens a preocupação é que as doações reduzam enquanto a demanda aumente. Atualmente o Hemosul tem cadastrados 141 mil doadores.
Os interessados em doar sangue devem procurar Hemocentro, que fica situado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro da Capital. Outras informações pelo telefone (67) 3312-1517.
Doador
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos. No ato da doação é preciso estar bem alimentado e não ter consumido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passa por exames preliminares.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses de uma doação para outra. Já mulheres podem doar no ano até três vezes, respeitando uma pausa de três meses entre as doações.
Noticias MS / M.V.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
| Moeda | Taxa R$ |
|---|---|
| Dólar | 5,399 |
| Euro | 6,203 |
| Franco suíço | 6,672 |
| Yuan | 0,757 |
| Iene | 0,035 |
| Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito












