Domingo 16/06/2024 21:59

Faz sentido gastar R$ 700 milhões no Fielzão?

Brasil - Obras - Copa do Mundo

Um “Pai Nosso” foi o pontapé inicial das obras do estádio do Corinthians, o “Fielzão”, que será construído em Itaquera, zona Leste de São Paulo. Os operários da construtora Odebrecht se reuniram no centro do terreno, por volta das 8h do dia 30 de maio, e fizeram, em círculo, a oração. Dias depois, um pai de santo visitou a obra e realizou um trabalho para que a construção da arena que deve sediar a abertura da Copa de 2014 não tenha problemas. Os que sabem dos imbróglios envolvendo o custo e a viabilidade financeira do estádio fazem coro ao dizer: é bom que a reza seja forte.

 

Apesar de tratores e caminhões já terem começado a terraplanagem no local da construção, questões importantes sobre a arena ainda permanecem indefinidas. O valor é uma delas. A diretoria do Corinthians quer que o investimento máximo seja de 700 milhões de reais. Já a Odebrecht apresentou um orçamento maior, de 1,07 bilhão. Segundo a construtora, o projeto ficou mais caro porque foram necessárias adaptações para adequá-lo às exigências da FIFA.

No começo do mês, o Corinthians chegou a revelar que a Odebrecht já havia topado reduzir em 20% o valor da obra, que ficaria em torno de 800 milhões de reais. O valor inicial, além de embutir as adaptações às normas da FIFA, também incluíam, segundo o clube, o valor total dos impostos. Os 20% de abate seriam possíveis graças às isenções do governo para as 12 cidades sedes da Copa. A princípio, os recursos disponíveis para a construção do estádio somam 650 milhões de reais: 400 milhões financiados pelo BNDES e 250 milhões garantidos pela Prefeitura de São Paulo por meio de Certificados de Incentivo ao desenvolvimento.

Desentendimentos à parte, qualquer um dos dois valores possíveis para o Fielzão causa estranhamento, principalmente ao compará-lo com outros estádios brasileiros com projeto semelhante. Uma delas é o do Castelão, estádio de Fortaleza que será reformado. Segundo o arquiteto Ronald Werner, do escritório Vigliecca e Associados, responsável pelo projeto do Castelão, a obra terá capacidade para 66 mil torcedores. O estádio será totalmente coberto, e contará com um estacionamento, também coberto, de duas mil vagas. O custo total deve ficar em torno de 460 milhões de reais.

Já o estádio do Corinthians deve ter capacidade para 68 mil torcedores na abertura da Copa do Mundo. Destes, 18 mil lugares são provisórios e serão retirados depois do Mundial. Cerca de 70% da arena será coberta e o estacionamento anexo terá três mil vagas, das quais 800 serão cobertas. Há quem diga que a comparação é desproporcional, por diversas razões. A primeira é o fato de o Fielzão ser construído “do zero”, enquanto o Castelão vai aproveitar parte da estrutura do estádio que será apenas reformada.

Segundo um especialista em estádios, que preferiu não ser identificado, pois está envolvido em projetos ligados à Copa, a diferença de preço das obras de modernização de um estádio em comparação com a construção de um novo não passa de 5 a 10%. Outra questão levantada é a diferença entre os custos de mão de obra e de material de construção, que seriam menores no Nordeste em comparação com o Sudeste.

Segundo Ronald Werner, do Vigliecca e Associados, esta diferença não se aplica a estruturas complexas, como as arenas. “A construtora deve ter um ganho com a mão de obra básica mais barata, mas muitos insumos vêm do sul do Brasil, encarecendo o custo total por causa dos fretes”, diz. Ele também explica que o acabamento mais fino e especial é em geral feito por empresas do Sul do país, que levam mão de obra para o Nordeste.

 

 

Há ainda o argumento de que o preço do estádio do Corinthians é elevado porque ele será construído com um padrão de qualidade semelhante ao dos melhores estádios do mundo. Por isso, cabe compará-lo ainda àquele que é visto por especialistas como uma das mais modernas arenas existentes: a Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Inaugurado em 2005, o estádio foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2006. Ele tem capacidade para 66 mil torcedores sentados e conta com um estacionamento de mais de 10 mil vagas cobertas. O projeto custou 340 milhões de euros, algo em torno de 780 milhões de reais. Trazido a valores atuais, o valor do estádio chega a pouco mais de um bilhão de reais. Segundo Ronald Verner, cerca de um terço deste valor corresponde ao custo de construção do estacionamento, que é mais de três vezes maior do que o do Fielzão.

“A Alianz Arena é uma das obras primas do futebol mundial, e foi construído em um lugar onde a mão de obra é mais cara. Nós aqui no Brasil estamos invertendo a lógica. Não é viável construir estádios assim”, diz Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO CRS.

Segundo Somoggi, além de ser elevado demais para os padrões brasileiros, o preço do estádio do Corinthians é também perigoso para a saúde financeira do próprio clube e de quem for explorá-lo comercialmente. O especialista explica que um estádio no valor de 500 milhões de reais – bem abaixo do menor preço considerado para o Fielzão – deve gerar um faturamento médio anual de 96 milhões de reais para ser viável financeiramente.

“Sabe quantos estádios brasileiros oferecem isso? Nenhum, zero. Não vai gerar, independente de qual seja o time dono do estádio. O Morumbi é o que garante um dos melhores retornos, e rendeu 56 milhões de reais em 2010. A Copa do Mundo na África do Sul foi um evento de rasgar dinheiro para agradar a Fifa. Parece que vai ser o nosso caso aqui também”, diz Sommogi.

Por hora, o Fielzão segue sem as garantias financeiras necessárias para assegurar que a obra será levada adiante. Segundo o Corinthians, dentro das duas próximas semanas, as questões financeiras do estádio serão definidas. Para garantir a abertura do Mundial em São Paulo, era necessário apresentar as garantias para a construção da arena até o último dia 12 de junho, o que não aconteceu. Sem segurança financeira para a obra e sem estádio, a cidade São Paulo ainda corre o risco de deixar de contar também com a paciência da Fifa. Daí a ficar definitivamente sem a Copa é um passo.

 

Portal Exame/ V.H.

Estádio, Fielzão, Itaquera, Copa do Mundo, São Paulo, Sede

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens