Segunda-Feira 17/06/2024 14:53

Governador entrega viaturas para policiamento do interior e anuncia investimentos

Ações Públicas - Reforço para Segurança Pública

Imagem: Rachid Waqued

As cidades de Três Lagoas e Aquidauana vão reforçar a segurança pública com a chegada de uma base móvel comunitária e duas motocicletas.

Dia 27/12 o governador André Puccinelli e a vice-governadora, Simone Tebet, entregaram as primeiras viaturas do programa de policiamento comunitário para o interior.

Para o início do ano que vem mais quatro cidades de Mato Grosso do Sul serão contempladas.

 

A entrega das viaturas aos municípios vai dinamizar e intensificar as ações de policiamento comunitário.

As bases móveis são do modelo furgão, equipadas com mesas, cadeiras, ar condicionado, notebook, data show, iluminação, toldo de proteção, entre outros equipamentos essenciais ao trabalho do policial militar como rádios de comunicação portátil.

Já as motocicletas são de 250 cilindradas acompanhadas de capacetes.

 

Conforme o governador a entrega das bases móveis comunitárias e as motocicletas vão ao encontro do que foi pleiteado no início de sua gestão.

Como uma das prioridades adotadas pelo governo estadual, a segurança pública recebeu investimentos com reforço no efetivo e aquisição de equipamentos para atender todas as cidades. “Em 2012 a palavra vai continuar sendo de municipalização.

Vamos levar as bases comunitárias para as cidades de Corumbá, Dourados, Amambai e Nova Andradina para continuar garantindo a redução da criminalidade”, informou André.

Segundo ele, a previsão inicial é atender com esse modelo de policiamento às 16 maiores cidades de Mato Grosso do Sul.

 

O objetivo de acordo com o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos é levar estas bases móveis comunitárias aos quatro municípios já nos dois primeiros meses do ano que vem.

Estas viaturas farão trabalhos paralelos às futuras operações de pacificação semelhantes aos que foram realizadas no bairro Tiradentes e Vila Nha Nhá, em Campo Grande para a implantação da filosofia de Polícia Comunitária.

“Estamos garantindo R$ 1,8 milhão do Ministério da Justiça para a aquisição de mais 48 motocicletas e as quatro bases móveis que irão garantir a redução dos índices de criminalidade com esta aproximação dos cidadãos com a polícia militar”, anunciou o coronel David.

O projeto para aquisição dos veículos entregues hoje foi elaborado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública com recursos oriundos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e contrapartida do Governo do Estado.

 

Num município que está atraindo diversas indústrias e aumentando a população, a chegada de uma base móvel e de motocicleta vai auxiliar nos trabalhos da Polícia Militar. “Quem agradece é a população de Três Lagoas, uma cidade progressista com 103 mil habitantes que está crescendo no Estado.

As pessoas estão deixando de ter medo de chegar aos policiais e precisamos dessa parceria com maior efetivo para levar essa segurança a todos”, afirmou a prefeita Márcia Moura.

Na oportunidade, Márcia Moura agradeceu os investimentos do atual governo do Estado com a chegada de novas viaturas e maior efetivo. “Quantas vezes tivemos que colocar combustíveis nos automóveis e por muitos anos tivemos efetivo pequeno”, comparou, lembrando a administração estadual anterior, na época em que Simone Tebet era a prefeita. “Com este projeto percebemos a sensibilidade do governo do Estado mostrando que a polícia é parceira, é de paz”, concluiu.

 

Outra cidade contemplada é Aquidauana, que terá o policiamento reforçado com as novas viaturas.

Conforme o prefeito, Fauzi Suleiman, o município vem recebendo ao longo dos anos diversos investimentos em segurança pública que têm reduzido sensivelmente os índices de criminalidade. “Só este ano viemos três ou quatro vezes em Campo Grande para receber algum tipo de investimento em segurança pública.

Com certeza esse é o melhor caminho.

Das 10 maiores cidades do Estado, Aquidauana têm o melhor índice de segurança”, afirmou.

 

Para o prefeito, as viaturas vão otimizar o trabalho que já vem sendo feito. “Vai ajudar muito na filosofia de polícia comunitária com um trabalho mais ágil e dotado de toda infraestrutura para a melhoria do atendimento.

A segurança depende também muito da participação das pessoas e por isso reativamos o Conselho Comunitário de Segurança”, disse.

Referência

 

As Bases Comunitárias Móveis permitem uma melhoria significativa na prestação dos serviços de Segurança Pública propiciando interação entre a Polícia e a comunidade local atendida.

As bases foram implantadas neste ano, na cidade de Campo Grande, que recebeu três veículos e entregou para os 1°, 9° e 10° Batalhões da Polícia Militar.

 

As unidades móveis atuam em pontos estratégicos, através do planejamento da Polícia Militar, em eventos como feiras e shows ou mesmo com a solicitação dos próprios conselhos comunitários de segurança.

Estas viaturas representam uma das diversas etapas para a implantação da filosofia de policiamento comunitário.

 

Cursos e capacitações de profissionais e da comunidade para a formação dos conselhos comunitários integraram este processo.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Santana Carneiro, no período de 2007 a 2011 a Sejusp chegou à marca de quatro mil profissionais capacitados com a criação de 40 Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) instalados em todo o Estado. “Tivemos em Campo Grande, por exemplo, maior aproximação da população com a redução da criminalidade. Tivemos aumento da confiança das pessoas na instituição”, avaliou Santana.

 

É o que afirma o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Aquidauana.

Para Otacílio dos Reis Ferreira, a chegada de uma base móvel e de motocicletas para a cidade aliado à reativação do conselho vai reduzir ocorrências e aproximar cada vez mais o cidadão da polícia.

“Os moradores vão poder orientar os policiais para auxiliar nos diversos pontos críticos da cidade. Ainda temos muitos conflitos familiares que acabam resultando em homicídios e com a presença do policial vamos orientá-los a trabalhar da melhor maneira possível”, disse.

O CCS de Aquidauana é formado por 30 integrantes sendo a maior parte de líderes comunitários.

Em seu discurso, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, considerou a solenidade de entrega das chaves como singela, mas de efetiva implantação da doutrina de Polícia Comunitária que vai garantir mais segurança no Estado. “fazendo com que a polícia atenda os anseios da população com mais eficácia e eficiência. A nossa missão é impedir que os crimes aconteçam”, pontuou.

 

A solenidade contou com a presença do deputado estadual Eduardo Rocha, da subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Carla Stephanini, entre outras autoridades.

Bianca de Freitas Caruso/Notícias.MS/DF

base móvel comunitária, segurança pública, programa de policiamento comunitário

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens