Segunda-Feira 09/06/2025 09:13

Senar/MS começa 2012 com três novos projetos

Estado - Agropecuária - Capacitação

Três novos programas voltados a capacitação do produtor rural serão parte dos novos projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS. O programa Mais Floresta, que incentiva o plantio de eucalipto e seringueiras em regiões onde as pastagens estão degradadas, continuará em 2012, mas dará espaço também para o Pró-ovinos que incentiva a ovinocultura no Estado, o programa Mais Leite, que estimula a produção com mais qualidade e um projeto ainda sem nome, para a recuperação de pastagens em áreas degradadas.

Para esses três programas estão previstos 22 eventos no total. Os eventos serão palestras em workshops com duração de aproximadamente oito horas. Especialistas de cada área vão abordar assuntos ligados a produção, como manejo de cada atividade rural, e mercado interno e exportação. “Será a oportunidade para esses produtores se informarem sem precisar se locomover para Campo Grande”, explicou o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins. 



Conforme o superintendente, mesmo com os cursos de qualificação nos municípios do interior ainda existe uma carencia de informações de alternativas de produção e manejo. “Apesar do Senar/MS ter suas ações bastante focadas nos municípios do interior, elas estão mais próximas de cursos para trabalhadores rurais. O objetivo é que ela se volte também ao produtor rural, que por conta da sua atividade rural, acaba não conseguindo vir a Campo Grande para acompanhar as palestras”, explica Martins.

Programa Pró-ovinos

O objetivo é incentivar a produtividade da ovinocultura de MS, como uma atividade sustentável, pela disseminação de técnicas de criação, por meio de palestras, mesas redondas, painéis voltados para o produtor rural. A meta do Senar/MS é sensibilizar 750 produtores em seis municípios, realizar capacitação para 750 interessados, por meio de seminários, elaborar 30 palestras técnicas com a temática da criação sustentável e promover o incremento na produção de cordeiros de corte de qualidade.

Programa Mais Leite

Serão organizados ciclos de palestras em cinco cidades sobre a qualidade de leite. O objetivo do projeto é debater e instrumentalizar a cadeia leiteira sobre a Instrução Normativa 51, estimular o estudo e a formação de novos técnicos e produtores sobre a questão da qualidade do leite, de produtos lácteos, buscar intercâmbios entre a indústria e os produtores e debater a viabilidade econômica da atividade leiteira no país.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. 

O Senar/MS está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

MS Noticias / RM

capacitação, produtor rural

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens