Acesso a medicamento gratuito cresce 992% em MS
Estado - Saúde - Programa Aqui Tem Farmácia Popular
Imagem: drogal.com.br
O total mensal de pessoas que retiraram esses produtos nas 109 farmácias e drogarias credenciadas passou de 2.908, em janeiro, para 31.768, em novembro.
Em Mato Grosso do Sul, o programa “Saúde Não Tem Preço” – marca do Aqui Tem Farmácia Popular – do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentou o número de habitantes ofertados com medicamentos de diabetes e hipertensão em 992% de janeiro a novembro.
Em todo o país, a quantidade de beneficiados aumentou 264% no mesmo período.
O total mensal de brasileiros assistidos pelo Saúde Não Tem Preço passou de 853.181, em janeiro, para 3,1 milhões em novembro.
Em todo o período, 6,9 milhões de pessoas foram beneficiadas.
Deste total, 72.317, no Mato Grosso do Sul.
Antes da criação do Saúde Não Tem Preço, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular.
Atualmente, os medicamentos são retirados gratuitamente – para isso, é exigido apenas a apresentação de receita médica válida, CPF e documento com foto.
No Mato Grosso do Sul, a quantidade mensal de diabéticos beneficiados pelo programa cresceu 807% – pulou de 851, em janeiro, para 7.719 em novembro.
No caso da hipertensão, o número aumentou 1084% no mesmo período – passou de 2.410 para 28.525 beneficiados.
“Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida da população, que são a diabetes e a hipertensão”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado.
Em Campo Grande, o percentual de hipertensos é de 23,5% da população adulta, abrangendo 22,1% dos homens e 24,6% das mulheres.
Ainda pelo Vigitel, na capital do Mato Grosso do Sul, o diagnóstico de diabetes atinge 5,1% da população adulta, sendo maior em mulheres (6,1%) do quem em homens (4%).
O dado nacional de diabetes é de 6,3% da população adulta.
Os medicamentos são oferecidos em mais de 19 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.
Redação Correio do Estado/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito