Sábado 15/11/2025 19:43

Seminário discute segurança no trabalho e lança Cartilha para o trabalhador

Cooperação Técnica - Ações Preventivas em Segurança do Trabalho

Imagem: falams

O Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande recebeu entidades e órgãos governamentais na manhã de sexta-feira (9) abrindo uma ampla discussão no Seminário “Ações Preventivas em Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção Civil” e iniciando ações junto aos trabalhadores visando seu treinamento e conscientização sobre o uso dos equipamentos de segurança.

Participaram da mesa de discussões:

  • Amarildo Miranda Melo, presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon),
  • Luiza Ribeiro Gonçalves, presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat),
  • Maura Gabino, superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi),
  • Marcelo Naglis Barbosa, chefe da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro),
  • vereador Marcos Alex (PT), presidente da Comissão de Segurança Pública,
  • Samuel Freitas, presidente Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB),
  • Wallace Faria Pacheco, representando Anísio Tiago Pereira, superintendente regional do Trabalho/MS,
  • Cícero Ávila, presidente da Fundação do Trabalho de MS,
  • Jófilo Moreira Lima Júnior, diretor técnico do Centro Técnico Nacional da Fundacentro/SP,
  • Edson Shimabukuro, presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge MS),
  • representando Jari de Carvalho e Castro, presidente do CREA/MS e o
  • deputado estadual Laerte Tetila (PT), representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Presentes ao Seminário, engenheiros, líderes sindicais, técnicos em segurança do trabalho, estudantes de cursos profissionalizantes, terão a função de atuar como agentes divulgadores e orientadores, que contará com material de apoio fornecido pelo Sesi como cartilhas e CDs que contém de forma didática, orientações da necessidade e forma de utilização dos equipamentos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), José Abelha, reafirmou a importância a união em torno da segurança no trabalho, e lembrou que a segurança desenvolve-se de cima para baixo, partindo da diretoria até alcançar o servente da obra.

“Hoje as empresas entendem segurança como investimento, não mais como custo, e isto é de fundamental importância. Com a chegada de uma massa de trabalhadores vindos de outras atividades, e que estavam parados por retração do mercado, chegaram para a construção civil, mas sem o preparo em termos de segurança, inclusive. Vamos, então, estar nas obras orientando esses trabalhadores e essa cartilha fornecida pelo Sesi vai ajudar muito”, enfatizou José Abelha.

Na abertura dos trabalhos, foi enfatizado que hoje não cabe culpar as empresas pelos acidentes de trabalho, é necessário responsabilizar o trabalhador, e partir para ações que unam os três pólos, empresas, trabalhadores e sindicatos.

“Reprimir, penalizar, são relevantes, mas não trazem o trabalhador de volta, não recupera sua saúde, não apaga o trauma dos familiares, portanto a segurança e este seminário ganham em importância”, explanou Wallace Faria Pacheco.

Marcos Alex lembrou que o Seminário vai, inclusive contra uma cultura, uma forma de ser do brasileiro, que não cultua o hábito da prevenção.

“A economia, as indústrias, se habituaram a entender gráficos, projeções, estatísticas, mas hoje aqui, durante a execução do Hino Nacional, eu pude entender que ele também é feito pelos trabalhadores das diversas áreas. Eles construíram esta casa e a mantém, construíram as nossas casas. É primordial que se valorize o trabalhador, sua obra e principalmente sua vida. É responsabilidade de todos trabalhar por isso. Não se pode permitir que o trabalhador não tenha carteira assinada, não se pode conceber que o governo contrate ou subsidie empresas que contratam temporários, que alimentem a informalidade. A carteira assinada é a garantia do trabalhador”, resumiu Alex.

A presidente da Funsat, Luiza Ribeiro Gonçalves, lembrou da importância do material disponibilizado, não só na construção civil, mas pela sua abrangência, em todos os setores.

Na Funsat, lembrou, todos os cursos comportam uma carga mínima de oito horas voltadas para a segurança e saúde do trabalhador, e este material, produto de uma parceria entre os vários órgãos ali presentes, é fundamental.

Dirceu Martins/Midia Max News/DF

discussões, treinamento, conscientização, uso, equipamentos de proteção individual

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens