Sábado 15/11/2025 13:49

Governo do Estado e PM dão início à Operação Fim de Ano

Segurança Pública - Operação Fim de ano

Foto: Edemir Rodrigues

Campo Grande (MS) – Começa amanhã (1°/12) a Operação Fim de Ano da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para dar mais tranquilidade a consumidores, comerciantes e funcionários durante as compras para as festas. O lançamento será às 7h30, na praça do Rádio Clube, com a presença do comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

 

Após a solenidade, a tropa que irá participar do esquema especial de policiamento iniciará o trabalho que segue até o dia 2 de janeiro. Cerca de 300 policiais militares estão empenhados na operação, sendo 150 na área central. O plano foi definido após consultas feitas aos comerciantes e baseados em levantamentos estatísticos feitos pela PM para determinar os pontos onde há maior necessidade de presença policial.

O policiamento especial irá acompanhar o horário de funcionamento do comércio. Começará pouco antes da abertura dos estabelecimentos e terminará após o fechamento para garantir a segurança de trabalhadores também na saída do trabalho.

O plano abrange a área demarcada pela Salgado Filho, Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Moraes, Coronel Antonino e Ceará, com ênfase no quadrilátero central formado pela 26 de Agosto, Rui Barbosa, Mato Grosso e Calógeras. Ainda serão atendidos pelo plano os corredores comerciais da Julio de Castilhos, Souto Maior, Bandeirantes, Vitória Zeola, Bandeiras, Manoel da Costa Lima, Marques de Pombal, Spipe Calarge, Raquel de Queiroz, Euclides da Cunha e Marques de Herval, além dos bairros São Francisco, São Bento e Vila Planalto. Shoppings, terminais de ônibus, rodoviária interestadual e a área bancária da Coronel Antonino também estão incluídos no plano.

O trabalho será feito a pé, montado, em viaturas de quatro e duas rodas, em ponto fixo com a Base Comunitária Móvel e com blitze relâmpagos. Somente no Centro da cidade serão 150 PMs fazendo policiamento a pé, aumentando a sensação de segurança. Cada batalhão da Capital – 1°, 9° e 10° - terá uma viatura específica para atender chamados relacionados à área abrangida pelo policiamento especial.

Ainda haverá cinco viaturas quatro rodas e oito de duas rodas trabalhando 24 horas por dia para fazer a segurança da região abrangida pelo plano, mesmo fora do horário de funcionamento. Um dos objetivos é inibir a ação de criminosos e, principalmente, agilizar o atendimento e prender assaltantes que usam motocicletas na prática delituosa. 

Novamente os comerciantes terão contato direto com os policiais militares que coordenam e executam o plano. Em caso de necessidade de atendimento, funcionários, gerentes e proprietários dos estabelecimentos ligam no celular do PM da área, que irá acionar a guarnição mais próxima para prestar o atendimento. Desta forma reduz-se o tempo de resposta e aumenta-se a eficiência do trabalho.

“Isso sem modificar ou prejudicar o policiamento ordinário, feito diariamente pelos batalhões em suas áreas de atuação. Nenhuma área será prejudicada. Estamos reforçando o policiamento nas mais intensas áreas de comércio e circulação de pessoas, mas os bairros e outros pontos de Campo Grande e toda região metropolitana não ficarão desguarnecidos”, disse o comandante do CPM, coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno.

Orientações

Os comerciantes ainda receberão uma cartilha do policiamento comunitário com dicas de segurança para ajudar a PM na guarda de frequentadores, funcionários e das mercadorias vendidas. No livreto a Polícia Militar orienta sobre mudanças comportamentais, organizacionais, estruturais e dispositivos de segurança.

Independente do material impresso, os policiais militares farão o trabalho de auxílio diretamente nos comércios, quando necessário e solicitado.

“Um trabalho feito com tanto capricho para evitar que o comerciante seja presa fácil de bandidos é uma demonstração efetiva da PM de civismo e comprometimento com a causa pública. Só podemos agradecer”, disse o presidente da ACICG, Omar Aukar.

Noticias MS / MV

Operação fim de ano, PM, Governo, Campo Grande, MS, Segurança, População

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens