Segunda-Feira 09/06/2025 10:17

TJMS garante levantamento de 1,7 milhão depositado em juízo

Estado - Ação Legislativa - Agravo

(Foto: Divulgação)

A 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Estado negou provimento ao Agravo nº 2011.031183-5 interposto pelo senador Delcídio do Amaral Gomes e sua esposa em face de espólio de R.S.D. e E.C.D. contra decisão proferida na 7ª Vara Cível de Campo Grande que, nos autos de cumprimento de sentença, concedeu o pedido de levantamento do valor de 1,7 milhão de reais em favor dos agravados. 

O senador alegou que os agravados tinham até o dia 23 de setembro de 2011 para voluntariamente manifestarem a intenção de confeccionar a escritura pública de imóvel e não o fizeram. Sustentou que, antes de liberar o valor depositado em juízo, deveria ser determinada a transferência da propriedade para ele e sua esposa, cuja propriedade os agravados teriam se negado a transmitir. 

Argumentou assim que, além dos agravados se negarem a passar a escritura pública, vão se beneficiar com o dinheiro que ele já depositou há quase três anos. 

Segundo o relator do processo, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, o recurso não merece prosperar porque, conforme observou dos autos, ‘os agravados, independentemente do termo final do trânsito em julgado, comprovaram a entrega de uma notificação aos agravantes para o fim de comparecerem às 9 horas do dia 30 de setembro de 2011, junto ao Cartório de registro imobiliário do 7º Ofício para proceder a conclusão do contrato, mediante a formalização da escritura de compra e venda’.

Assim, continuou o relator, sem a comprovação de que não houve o recebimento da notificação, impera a veracidade das informações, de modo que os recorridos buscaram resolver de forma amigável a situação. 

Quanto à possibilidade de manter o dinheiro em conta judicial desde 2008, referente ao valor principal atribuído ao imóvel para efeitos de concretização do negócio de compra e venda, o relator entende que tal fato não deve ocorrer pois, conforme pesquisou nos autos, os recorridos protocolaram o pedido para liberação do valor depositado no dia 21 de setembro de 2011, sendo determinado que os recorridos comprovassem o cumprimento da sentença que tratava da conclusão do contrato de compra e venda, ato devidamente cumprido por eles no dia 29 de setembro de 2011.

Assim, no dia 6 de outubro foi proferida a decisão que concedeu o pedido de levantamento do valor de 1,7 milhão de reais. O relator analisou também que, nesse mesmo dia, o Senador e sua esposa protocolaram petição solicitando a transferência de propriedade do imóvel e a solicitação para que os valores fossem liberados somente após constatação de que a propriedade tivesse sido averbada em nome deles. 

Cardoso salientou que tal pedido sequer foi analisado pelo juiz, pois no dia seguinte os agravados interpuseram o presente recurso. ‘Se não bastasse, entendo que o dispositivo contido no acórdão transitado em julgado é suficiente para promover o registro junto ao Cartório imobiliário e a consequente transferência da propriedade aos recorrentes, sendo totalmente desarrazoado e sem previsão legal, aguardar o desfecho que ocorrerá no cartório de registro para daí autorizar o levantamento do valor depositado em conta judicial oriunda do próprio negócio jurídico celebrado entre as partes’.

Além disso, frisou o relator que o valor autorizado para levantamento não contém qualquer correção monetária, ou seja, é aquele ofertado pelo Senador e sua esposa para a concretização da compra e venda do imóvel no ano de 2008 e ‘os apelantes sustentam a tese simplória de que se trata de quantia vultosa, motivo pelo qual residira a lesão e o perigo de grave lesão’.

Dessa forma, concluiu o relator que inexistindo qualquer ato ilegal, abusivo ou desproporcional na decisão que autorizou o levantamento do dinheiro depositado judicialmente, a decisão deve ser mantida. O recurso foi conhecido em parte e, na parte conhecida, foi negado provimento.

MS Notícias/ V.H.

Estados, TJMS, Delcídio do Amaral, Pedido de Levantamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens