Domingo 16/06/2024 16:36

G20 fecha ambicioso plano contra volatilidade dos preços agrícolas

Mundo - Agronegócio - Estabilidade

Os países do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) acordaram nesta quinta-feira um concreto e ambicioso plano de ação contra a volatilidade dos preços dos produtos agrícolas, destaque para a necessidade de elevar a produção, a cooperação e a transparência no mercado.

As 56 medidas fechadas centram-se no reforço e no desenvolvimento de instrumentos de gestão de riscos para os Governos, as empresas privadas e os agricultores, assim como na melhoria do funcionamento dos mercados de matérias-primas.

O ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maire, cujo país ostenta a Presidência rotativa do G20, foi o encarregado de apresentar em o acordo à imprensa, classificado de histórico e que inclui um programa de acompanhamento para garantir o cumprimento.

Não foi detalhado o número necessário de aumento da produção, mas o documento lembra que para alimentar uma população estimada para 2050 de 9 bilhões, calcula-se que a produção agrícola deveria elevar-se em 70% no mesmo período, percentual que no caso dos países em desenvolvimento chega a 100%.

Para Maire, trata-se de um plano que transmite uma clara mensagem de otimismo e senta as bases de "uma nova agricultura", solidária, sustentável e com os mercados regulados.

Entre os pontos mais louvados, a decisão de criar uma base de dados internacional sobre a produção, consumo e reserva de matérias-primas, chamada AMIS, que terá sede na Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e cuja reunião inaugural será em setembro.

Com ela, em caso de ser necessário todo seu potencial, espera-se que mitigue a volatilidade e reduza a emissão de sinais que distorçam a situação real do mercado ao promover um maior entendimento da produção e da informação sobre os preços.

As nações do G20 destacaram que a abertura e o bom funcionamento dos mercados são fundamentais para permitir maiores investimentos no setor e mostraram sua oposição ao estabelecimento de barreiras à exportação.

Concretamente, insistiram em que as barreiras que restringem a exportação de ajuda humanitária afeta "aos mais necessitados" e acordaram a eliminação desse tipo de proibições para os alimentos com fins humanitários.

Para reduzir os efeitos da volatilidade dos preços na população mais vulnerável, solicitaram aos bancos de desenvolvimento e agências que estabeleçam um mecanismo de gestão de riscos para coordenarem-se em situações de crise e promoverem a troca de informações no menor tempo possível.

Com relação à regulação financeira, um dos pontos mais conflituosos da minuta de trabalho, foi reconhecida que a transparência e a regulação adequada dos mercados financeiros agrícolas é chave para o bom funcionamento dos mercados físicos.

Por isso, pediram aos ministros de Finanças do G20 e aos governadores dos bancos centrais adotarem decisões adequadas para a supervisão e regulação dos mesmos, e os países se comprometeram a controlar e informar regularmente sobre os progressos conseguidos neste e os demais pontos do plano.

Para o secretário de Agricultura americano, Tom Vilsack, trata-se de um programa "histórico" conquistado por consenso que, embora só seja tão bom como as ações que se empreendam para enfrentar os desafios da segurança alimentar, reflete uma cooperação que representa uma "conquista significativa" para o número de 1 bilhão de pessoas que lutam a cada dia contra a fome.

Portal Exame/ V.H.

G20, Agronegócio, Brasil, França, Matérias-Primas, Agricultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens