Segunda-Feira 09/06/2025 02:38

Cinco centrais se unem por 40h e pelo fim do fator previdenciário

Estado - Ações Judiciais - Fator Previdenciário

Foto: Divulgação

Reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais e acabar com o Fator Previdenciário, que reduz em até 40% o valor das aposentadorias, são duas das 10 metas de luta estabelecidas em conjunto por cinco centrais sindicais (CTB, CGTB, Força Sindical, UGT e NCST) para prevalecerem até 1º de Maio de 2012. “Até lá, vamos nos unir com todas as forças para lutar no Congresso Nacional, junto ao Governo e à opinião pública, para mostrar a importância da aprovação dessas medidas que beneficiam a maioria dos trabalhadores e do povo brasileiro”, justificou Estevão Rocha dos Santos, vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, que participou da reunião em São Paulo.

As centrais discutiram e elaboraram pontos fundamentais de um calendário unitário de lutas para o período que vai até a festa do Dia do Trabalhador, em 1º de Maio do próximo ano, informa Estevão Rocha. Ele não tem dúvida de que essa união de forças das cinco centrais vai alcançar êxito no avanço das metas estabelecidas.

Segundo Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical MS, o objetivo das cinco centrais é intensificar mobilização em torno da pauta trabalhista, deixando claro à sociedade o que os trabalhadores reivindicam. “Não temos dúvida de que organizados, poderemos avançar nas conquistas e melhorar a vida dos trabalhadores brasileiros”, justificou.

O presidente da CGTB em Mato Grosso do Sul, Samuel da Silva Freitas e o diretor da nacional, José Lucas da Silva, também enalteceram a somatória de forças das centrais sindicais em torno de objetivos comuns. “Essa pauta de luta estabelecida até as comemorações do Dia do Trabalhador, em maio de 2012, vem a calhar porque são de extrema relevância. Não tenho dúvida de que dessa forma alcançaremos êxito”, comentou José Lucas, que preside a Feintramag MT/MS e faz parte também da diretoria da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), com sede em Brasília.

PAUTA

A pauta mínima de luta estabelecida pela Força Sindical, CGTB, UGT, NCST e CTB é a seguinte:

Mudanças na política econômica – reduzir os juros, conquistar o desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuir renda e fortalecer o mercado interno; Reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução dos salários; Acabar com o Fator Previdenciário, por uma política de valorização das aposentadorias; Regulamentar a terceirização para garantir os direitos dos trabalhadores; Ratificar a Convenção 151 da OIT pelo direito de organização e negociação coletiva dos servidores públicos.

E mais: Realizar as reformas agrária e urbana; Garantir 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação; Combater todas as formas de discriminação e violência, salário igual para trabalho igual e Pela soberania nacional e autodeterminação dos povos.

ORGANIZAÇÃO

Sindicalistas de Mato Grosso do Sul ligados às cinco centrais também estão empenhados nessa luta. Eles somam forças constantemente para travar batalhas em Brasília, principalmente na Câmara e no Senado, procurando avançar nessas conquistas estabelecidas.

“O movimento sindical de Mato Grosso do Sul é forte e consciente de que é preciso somar os esforços sempre que necessário para brigar juntos para ter maior representatividade nas negociações”, comentou Estevão Rocha que preside um dos maiores sindicatos de trabalhadores no Estado: o Seaac/MS (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Auditoria, Perícias, Informações e Pesquisas, Agentes Autônomos do Comércio e de Empresas de Serviços Contábeis de MS).

Dourados Agora / RM

Fator Previdenciário, trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens