Quarta-Feira 08/10/2025 09:43

Coronel Sapucaia é a cidade com menor índice de desenvolvimento no Estado

Desenvolvimento Social - IFDM

(Foto: Assessoria Municipal)

Apesar da melhora nos índices da maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul, a cidade de fronteira, Coronel Sapucaia, teve queda de 2, 4% no Índice de desenvolvimento e é considerada a cidade menos desenvolvida do Estado.

A análise é resultado do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que avalia três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde. O resultado tem como base o ano de 2009 e foi divulgado na última semana.

A pesquisa avalia os 5.564 municípios brasileiros, que são classificados entre desenvolvimento alto (0,8 – 1,0), moderado (0,6 – 0,8), regular (0,4 – 0,6) e baixo (0 – 0,4).

Coronel Sapucaia aparece com 0,4767 de IFDM e dentre os 300 piores do país. A pesquisa constatou que o município teve queda nas três áreas de desenvolvimento analisadas.

A cidade na fronteira com o Paraguai é considerada uma das 100 brasileiras com mais mortes por arma de fogo e tida como porta de entrada para drogas, armas e contrabando no Estado.

No ranking das 10 piores do Estado que tiveram queda ainda estão Jaraguari, com queda de 4,8% (0,5834); Antônio João, que caiu 6,5% (0,5817) e Aral Moreira, com queda de 1,7% (0,5768).

Antônio João teve o pior impacto no índice devido a vertente Emprego & Renda, que caiu 34,8% em comparação a 2008.

Já as cidades de Japorã, Miranda e Porto Murtinho também estão na lista dos piores, apesar de terem apresentado melhora no índice. Japorã teve melhora de 10%, atingindo 0,4772.

Fora do ranking, mas também com queda nos indicadores, estão as cidades de Pedro Gomes, Anastácio e Jaraguari, que passaram de desenvolvimento moderado para regular em 2009.

Campeões - O ranking dos 10 municípios melhores do Estado é encabeçado pela Capital e seguido por Dourados, Chapadão do Sul e Angélica. Os quatro ainda integram o top 500 nacional.

Dentre as melhores de MS, quatro não estavam listadas no ranking em 2008. A maior salto foi do município de Nova Alvorada do Sul, que ocupa a sétima posição na lista, devido o aumento de 50,4% do índice de Emprego & Renda em 2009.

A projeção foi impulsionada pela instalação da maior usina de etanol do Estado na cidade, no mesmo ano. O IFDM do município é 0,7335.

Geral - Na avaliação geral dos 78 municípios, a grande maioria (64) apresentou desenvolvimento moderado e nenhum baixo, sendo que 60 destes tiveram crescimento nas três áreas analisadas. Em 2000, eram apenas 20 cidades com desenvolvimento moderado.

Apenas três municípios – Corguinho, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã – fizeram o movimento contrário, com redução no índice dos três fatores.

A Capital é considerada a 5ª mais desenvolvida do país, sendo a única cidade do Estado com desenvolvimento alto nas três áreas.

O Estado teve alta de 1,2% (0,7256), em contrapartida a tendência nacional de queda devido a crise mundial. A crise teve impacto na vertente Emprego & Renda, enquanto que MS conseguiu ficar estável na área e melhorar na Educação.

O IFDM em todo o país caiu em 2009 para 0,7603, recuo de 0,6% em relação a 2008 – 0,7649. Desde 2000, é a primeira vez que a pesquisa registra queda no IFDM. Em 2007 foi registrado 0,7478 e em 2000 o Índice foi de 0,5954. Os municípios de alto desenvolvimento também caíram em 2009 para 235, contra 269 em 2008.

Mas apesar da queda no Índice, o estudo mostra que mais de 90% dos municípios aumentou o desenvolvimento na última década, melhorando as condições principalmente das cidades do Norte e Nordeste. Mas ainda assim os dados mostram o Brasil dividido na parte norte, menos desenvolvida, e sul, com alto crescimento.

Pesquisa - O IFDM é desenvolvido pela Firjan e apresenta anualmente os dados oficiais com base nas três áreas de desenvolvido, com os dados oficiais fornecidos pelo Governo Federal e prefeituras.

A pesquisa começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite analisar a melhora ocorrida nas cidades a cada ano. A defasagem temporal dos dados é atualmente de dois anos, sendo o estudo mais recente de 2009 e divulgado na última semana.

Na área de Emprego & Renda, o foco é no mercado formal de trabalho, não considerando a informalidade como dados de desenvolvimento - geração de emprego e remuneração média. Na educação, são analisados dados do ensino fundamental e educação infantil, além da qualidade da educação – matrícula, distorção idadesérie, horas aula diárias e resultado do IDEB.

Já na saúde, o foco é na atenção básica, no primeiro nível de contato da sociedade com o sistema de saúde – consultas pré-natal, óbitos por causas mal-definidas e infantis por causas evitáveis.

 

Campo Grande News/ V.H.

Coronel Sapucaia, Menor Desenvolvimento, IFDM. Ranking

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens