Terça-Feira 02/09/2025 12:02

Produtores de mel ganham espaço para beneficiamento e comercialização

Estado - Agropecuária - Produção de Mel

Foto: dfrural.wordpress.com

 

Mato Grosso do Sul é hoje o lugar do País com maior potencial para aposta na produção do mel, segundo a Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado (Feams).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As condições naturais de florada agora ganharam incentivo estrutural, por meio de parcerias do Governo do Estado, Banco do Brasil, Prefeituras, associações municipais e a Federação. Espaços chamados de “Casa do Mel” foram inaugurados nesta sexta-feira (28) em Nioaque e Guia Lopes; Jardim recebe as instalações no mês que vem.

 

 

 

Segundo o governador André Puccinelli, que participou das entregas das Casas, o governo vai retomar com o Banco do Brasil os projetos para financiar a instalação de mais dez unidades em diferentes municípios. Por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com as prefeituras e a Feams, o Estado investiu um total de R$ 361,6 na implantação de infraestrutura para beneficiamento e comercialização do mel produzido pelos apicultores de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque, além do fornecimento de materiais utilizados no processo de extração e beneficiamento de mel.

Os recursos foram captados na Fundação Banco do Brasil, garantidos pela contrapartida estadual. “As parcerias nesses projetos propicia que possamos fazer do mel uma fonte de renda - complementar ou principal - para os produtores. É por isso que além dessas inaugurações de hoje, vamos buscar com o Banco do Brasil a retomada de outros dez projetos de construção de Casas do Mel”, disse o governador.

 

 

Nioaque

A Casa do Mel para beneficiamento foi construída na Área Industrial, onde o Município cede terrenos para instalação de pequenas indústrias. Acompanhado do superintendente do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Junior, da prefeita Ilca Corral e do presidente em exercício da Agraer, José Alexandre Tranin, o governador conheceu detalhes da produção local. Segundo o representante da Associação Nioaquense de Apicultores, Adão Rodrigues da Silva, a média anual de produção dos cerca de 30 associados é de 30 a 40 toneladas, em 1.000 caixas de cultivo. “Temos aqui matéria prima excelente, como a sucupira. A época de florada agora na região é muito boa, está no pico”, explicou Silva. “Mas existe potencial para mais, oitenta, até cem toneladas”, completou o presidente da Feams, Gustavo Bijos.

André Puccinelli destacou que é importante os apicultores agregarem a marca que indica “mel do Pantanal”, uma forma de criar identidade da qualidade do produto. Ainda que Nioaque não esteja oficialmente nos mapas do IBGE de municípios pantaneiros, o Zoneamento Ecológico-Econômico abrange essa faixa territorial como parte da bacia para ações de desenvolvimento. “A intenção do governo é que nos apropriemos da grife Pantanal, que essa seja uma marca dos produtos sul-mato-grossenses”, afirmou.

 

 

Guia Lopes da Laguna

 

No município vizinho de Guia Lopes da Laguna foram construídas duas Casas do Mel – uma na área rural, para centralizar a extração, e outra de beneficiamento, na área urbana. A Associação de Apicultores congrega 15 sócios.

“Essa nova estrutura vai ajudar muito a agregar valor à nossa produção, que antes era bastante artesanal, funcionava mais na condição de cada produtor por conta própria”, comparou o presidente da entidade, Felipe Narvaez. A expectativa é ver crescer a produção, que atualmente soma em torno de 350 a 400 caixas de cultivo, que geram oito toneladas de mel/ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O superintendente do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Junior, disse que participar de programas de incentivos como esse é parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da instituição, e que a disposição do governo e dos demais parceiros é que garante a concretização da iniciativa. “É importante, porque são quatro parceiros (BB, Governo, Município e Associação) em uma ação que vai adicionar renda ao produtor”. Os recursos liberados via a Fundação BB são “não-reembolsáveis”, ou seja, não se trata de empréstimo.

 


 

Notícias MS

Nioaque-MS, Guia Lopes da Laguna-MS, Mato Grosso do Sul, produção do mel

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens