Semana da Tecnologia destaca Aquário do Pantanal e trabalhos científicos de estudantes
Estado - Desenvolvimento - SNCT 2011
(Foto: Rachid Waqued)
Com 18 estandes representando os diferentes segmentos científicos e tecnológicos, o governador André Puccinelli iniciou hoje (19) os trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2011.
O evento, que acontece até o dia 22 no Armazém Cultural, agrega instituições de ensino e demonstra pesquisas e experimentos científicos que envolvem o tema do evento: “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”.
Para o governador André Puccinelli, só através do conhecimento é possível promover mudanças significativas para a sociedade. “Todos nós queremos ver nossa casa bonita, nosso quintal arrumado, e nossas ideias colocadas em prática. É por isso que precisamos colocar em prática o conhecimento. O conhecimento evoluiu ao longo do tempo. Sempre houve medo do desconhecido e, durante a história, novos experimentos foram colocados em prática, promovendo o avanço da humanidade”, afirmou o governador.
Durante a SNCT, experiências serão demonstradas provando que a ciência é útil para a humanidade. “Ainda que esta mostra seja incipiente, este tema, mudanças climáticas, que provocam desastres naturais e a prevenção de riscos, é muito oportuno para o nosso Estado que concentra a maior parte do Pantanal. Que possamos discutir os avanços tecnológicos para não ficarmos na época rudimentar, proporcionando ações para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou Puccinelli.
Para esta edição da SNCT, estão sendo propostas ações que resultarão em maior difusão da ciência, tecnologia e inovação com ênfase na preservação ambiental e seu impacto positivo nas mudanças climáticas e desastres naturais, por meio da conscientização, principalmente de crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Said Menezes, destacou o Aquário do Pantanal durante o lançamento da SNCT. “A busca de novas tecnologias com as ações do governo tem por objetivo promover melhorias e o bem estar da sociedade, para que as pessoas sejam mais felizes e saudáveis. Esta é uma pequena mostra das ações do governo, entretanto está em andamento um grande projeto do governo do Estado, o Aquário do Pantanal. Trata-se de um grande centro de pesquisa na área do peixe, onde serão desenvolvidas pesquisas científicas promovendo o desenvolvimento do conhecimento e de novas técnicas para o uso do couro, da carne e das proteínas dos peixes”, destacou Carlos Menezes.
O secretário de Meio Ambiente também enfatizou o Pantanal sul-mato-grossense. “O Pantanal é um paraíso disponível para nós. É uma área que merece todo o apoio do governo. O Aquário do Pantanal é um projeto que semeará novas riquezas para o Pantanal. Os jovens de hoje terão a responsabilidade de tocar este projeto para frente e promover um futuro melhor para o Estado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.
Para o diretor-presidente do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul deve investir em inovação. “Mato Grosso do Sul pode ser um líder em inovação, principalmente na questão ambiental. O Senai abrirá, em 2012, três centros de inovação do Estado, com o objetivo de fomentar o conhecimento e desenvolver novas tecnologias. Temos que gerar patentes e a parceria público-privada é fundamental para gerar inovação e promover o conhecimento”, afirmou Jaime.
Durante a programação do evento, disponível no endereço eletrônicohttp://www.semac.ms.gov.br/sucitec/, acontece a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso do Cubo Mágico e do Prêmio SNCT-MS 2011 - “C, T & I na Preservação Ambiental e seu impacto Positivo nas Mudanças Climáticas e Desastres Naturais”.
Estiveram presentes o deputado estadual Diogo Tita, a secretária de Estado de Gestão de Recursos Humanos, Evelize Oyadomari e representantes de organizações não governamentais, universidades, escolas e da Prefeitura de Campo Grande.
Prêmio
O Prêmio SNCT-MS 2011 foi criado este ano pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, por meio da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), bem como das Instituições de Ciência e Tecnologia integrantes da Comissão Organizadora da SNCT 2011 em Mato Grosso do Sul, tendo como objetivos promover a conscientização ambiental e disseminação da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Mato Grosso do Sul nas escolas públicas.
O Prêmio será atribuído a cinco categorias: estudantes do Ensino Fundamental – 6º e 7º ano; estudantes do Ensino Fundamental – 8º e 9º ano; estudante do Ensino Médio, podendo estar também matriculado na Educação Profissional e EJA; Mérito Institucional e melhor vídeo no celular. Os projetos estão expostos nos estandes da Semana, e serão julgados durante o evento. O vencedores serão conhecidos no dia 22, na conclusão da SNCT.
O Concurso do Cubo Mágico será realizado durante a Feira Estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul que acontece no mesmo espaço da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 21 de outubro, das 8 às 21 horas, no Armazém Cultural.
Foram distribuídos 2 mil cubos mágicos antecipadamente (para treino) nos seguintes locais: durante a Semana da Criança (8 a 12 de outubro) na Feira Central e na Semac, no Parque dos Poderes. Foi entregue um cubo mágico por participante.
O campeão será o participante que resolver completamente o cubo mágico no menor tempo (minuto/segundo). Em caso de empate, haverá nova disputa (no local) para o desempate. A premiação ocorrerá no dia 22 de outubro de 2011, no encerramento do evento, no Armazém Cultural.
Notícias MS/ V.H
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












