Sexta-Feira 09/05/2025 20:34

Escolhido à canetada, nome de MS é polêmica 34 anos depois da divisão

Homenagem - Crise de Identidade

Imagem: zazzle.com.br

Mato Grosso do Sul chega aos 34 anos em crise de identidade, sem ter certeza nem do próprio nome.

Na última terça-feira, a uma semana do aniversário do Estado, a Assembleia Legislativa aprovou alteração na Constituição Estadual, abrindo as portas para realização de um plebiscito sobre mudança do nome.

O Estado segue a sina de ser confundido com o vizinho Mato Grosso e a cada visitante recebido já virou lugar-comum o brado em coro: “do Sul”.

Filha da ditadura, a nova unidade da federação – criada em 11 de outubro de 1977 em decreto assinado pelo presidente Ernesto Geisel – deveria ter levado o nome da Capital.

“Mas a outra cidade, principalmente Dourados, reagiram contra o nome Campo Grande”, recorda o jornalista Sérgio Cruz, que testemunhou o nascimento do Estado.

Para ele, o fato de mais de três décadas depois o nome ainda ser questionado se deve à falta de diálogo à época da criação de Mato Grosso do Sul. “Era época da ditadura, não se discutia nada”. Cruz avalia que o processo democrático que faltou há 30 anos ainda deve ser feito.

Como exemplo, cita a experiência do Tocantins. “Foi discutido antes. Queriam Goiás do Norte, Tapajós, Bananal. Foi escolhido Tocantins”, afirma.

O ex-senador Valter Pereira avalia que houve um pecado original na criação, porque as pessoas não foram consultadas. “Como não ocorreu no devido tempo, nada obsta que se discuta a mudança do nome. Sou a favor, preliminarmente, da discussão, pois um fato é real, existe até hoje uma confusão grande”.

“Trocar de nome não é mudar de roupa. Mato Grosso do Sul está se afirmando, trinta anos é muito pouco para um Estado”, salienta Idara Duncan, carioca de nascimento e sul-mato-grossense de coração.

Há 50 anos em Campo Grande, ela lembra que o descontentamento era geral com essa parte do território presa ao Mato Grosso.

“Estávamos cansados de ver todos os nossos impostos indo para o Norte. Nossa cultura era mais ligada a Rio, São Paulo, Paraguai”, recorda.

Para Idara, já temos nossa fisionomia, que somadas à produção cultural constroem a identidade local. “É como se olhasse no espelho e perguntássemos quem somos nós”.

À pergunta, ela traz a resposta na ponta da língua. “Um povo maravilhoso, lutador e trabalhador”.

Do Mato

Na história de Mato Grosso do Sul, nomes não faltaram. Em 1932, o Sul do Mato Grosso apoiou os paulistas na Revolução Constitucionalistas, e por curtos meses fomos o Estado de Maracaju.

Em 1943, por força de decreto do presidente Getúlio Vargas, Ponta Porã, Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, Miranda, Nioaque e Maracaju viraram Território de Ponta Porã.

Três anos depois, os municípios foram reincorporados ao Mato Grosso.

Nos últimos anos, ganhou força o nome Estado do Pantanal.

A proposta foi encampada pelo então governador Zeca do PT, mas não prosperou diante da forte oposição.

Parte da explicação pode estar no passado, como lembra João Leite Schimidt, que participou da primeira constituinte.

O ex-deputado se recorda que leu o projeto da divisão do Estado antes da apresentação, cujo nome seria Campo Grande, seguindo o que acontecia com São Paulo.

Porém, o pedido de mudança, adotando Mato Grosso do Sul, ocorreu porque os próprios deputados não queriam perder a condição de mato-grossense, ainda do que do Sul.

Eldorado

Mentor da Bovinocultura, o artista plástico Humberto Espíndola retratou o gênesis do novo Estado na tela “Nascimento de MS”. Nos braços de um senhor verde oliva, repousa um bezerro de ouro.

Na divisão, Mato Grosso ficou com 38 municípios e 900 mil habitantes; já o do Sul herdou 55 cidades e mais de um milhão de habitantes.

Três décadas depois, o vizinho tem 141 municípios e população de mais de três milhões de pessoas.

Mato Grosso do Sul tem 79 cidades e 2,4 milhões de habitantes.

Redação/CampoGrandeNews/DF

crise de identidade, plebiscito, mudança do nome, Estado do Pantanal, confundido

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,658
Euro 6,373
Franco suíço 6,817
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens