Segunda-Feira 17/06/2024 01:48

Em época de crise veja como cuidar o orçamento

Brasil - Economia - Princípios Básicos

(Foto:Marcos Francioly)

O risco de uma recessão na economia, o desemprego, o medo de que a inflação volte a assolar o País - impulsionada também pela alta do dólar. Uma crise econômica pode fazer estragos devastadores na economia e afetar diretamente o cotidiano dos consumidores.

Segundo especialistas, é possível passar por momentos de maior turbulência sem ter a vida drasticamente afetada, mas, para isso, é importante que sejam tomados alguns cuidados. De acordo com o planejador financeiro Valter Police, da Police Consultoria, o consumidor deve manter alguns princípios básicos para lidar com seu dinheiro, tanto em épocas de crise quanto em momentos de maior tranquilidade econômica.

“É preciso equilibrar os prazeres imediatos com o planejamento do futuro, vivendo o hoje também pensando no amanhã”, aconselha.

Cuidado com as dívidas
Para Police, um dos pontos fundamentais que o consumidor deve observar é o seu nível de endividamento. De acordo com o planejador, as parcelas de empréstimos e financiamento não podem prejudicar o orçamento familiar, principalmente em momentos em que existe a possibilidade de haver uma crise financeira.

“Acho que boa parte da população se esqueceu que de tempos em tempos temos períodos mais difíceis e isso está fazendo as pessoas se endividarem em demasia”, afirma Police.

Ele afirma que as dívidas são as mais diversas, desde parcelar as compras corriqueiras (mesmo sem juros), até financiamentos automotivos e imobiliários, com prazos que chegam a 30 anos. “O comprometimento da renda destas pessoas está muito alto e crescendo e, caso haja algum problema na entrada de recursos, a inadimplência virá e, com ela, todos os malefícios já conhecidos - juros mais caros, menor atividade econômica etc”, alerta.

O educador financeiro e sócio da Mais Ativos, Álvaro Modernell, concorda. “Tem uma dica que vale para todo momento, mas que tem ainda mais força em épocas de crise: não contrair dívidas”, diz.

Crédito mais escasso e caro
Police ressalta que, em momentos de crise, o crédito costuma se tornar mais escasso e, por conta disso, mais caro. Daí o perigo de se endividar em demasia. “Nestes tempos, é mais prudente refletirmos muito antes de qualquer tomada de crédito, já que os custos serão mais altos”, afirma.

Ele afirma que o crédito ainda é usado de maneira errada por grande parte da população. “O sinal amarelo já está ligado. Infelizmente para alguns, essa cor já é a vermelha, mas o pior é que me parece que muito poucos estão percebendo os perigos da utilização de crédito de forma pouco consciente”, afirma.

Aumentar as reservas
Além de procurar contrair menos dívidas, Álvaro Modernell afirma que é interessante procurar fazer um colchão financeiro para momentos em que a economia está em um situação mais complicada. “Dentro do possível, é importante tentar aumentar as reservas”, diz.

Segundo ele, para isso, existem duas maneiras. “Ou você dá um jeito de ter uma renda maior ou então corta gastos que não são tão necessários. Desta maneira, se a crise realmente acontecer, você tem como enfrentá-la. Se você não for afetado pela crise, pode aproveitar as oportunidades de investimento, por exemplo, com aquela reserva”, diz.

Investimentos
Em relação aos investimentos, Police aponta que os mercados oscilarão com mais volatilidade, trazendo mais riscos. Por isso, segundo ele, também é preciso ter uma cautela maior neste momento, com menor exposição em bolsas e ativos cambiais e mais voltado para a segurança da renda fixa.

“É verdade também que estes momentos costumam oferecer boas oportunidades, mas isso é para aqueles que tem muito conhecimento e também sangue frio para aproveitá-las”, conclui.

Correio do Estado/ V.H.

Brasil, Crise, Recessão, Dinheiro, Investimento, Dívidas, Especialistas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens