Segunda-Feira 17/06/2024 03:35

Produção Agropecuária deve crescer usando áreas degradadas

Estado - Agronegócio - MS: Perfil Sócio Econômico

Foto: inovabrasil

“Quem desmata não é representado por nós e tem que ser punido”.

A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, durante palestra para alunos da Escola de Comando e Estado- Maior do Exército (Eceme), realizada na manhã desta última sexta-feira (30), na Federação das Indústrias de MS (Fiems.

A palestra teve como tema o Potencial Agroindustrial e da Pecuária - Perfil Sócio Econômico e Expectativa de Desenvolvimento do Estado e mostrou um panorama da cadeia do agribussines em Mato Grosso do Sul. Atualmente, o setor representa 16,6% do PIB do Estado.

Ao demonstrar o posicionamento das entidades representativas do homem do campo em relação ao tema preservação, Riedel salientou que há espaço para o crescimento da produção sem riscos de degradação do meio ambiente. “O país utiliza 27% de sua área para produção agropecuária. Desse total, 200 milhões de hectares são pastagens degradadas. É com o uso dessas áreas que deve ocorrer expansão de produção”, assinalou. Estima-se que Mato Grosso do Sul tem hoje uma área estimada de 9 milhões de hectares degradados. A área cultivada com soja no Estado fica em torno de 1,7 milhão de hectares.

Foto: ( Amambai Notícias)

O dirigente fez uma análise da cadeia que se forma antes da porteira, com bens de produção e serviços para a agropecuária, dentro da propriedade, com o cultivo e criação, e depois da porteira, com o processamento agroindustrial e a distribuição. “As cadeias agropecuárias são muito fortes em MS. A indústria cresceu nesses pilares”, enfatizou.

E não só a cadeia relacionada aos produtos tradicionais como soja e carne bovina. Um exemplo é o segmento de papel e celulose, que em menos de cinco anos mudou o perfil do município de Três Lagoas, na divisa com São Paulo. Com a expansão do grupo Fibria e a previsão da instalação da Eldorado para o ano que vem, o município se desenha como o maior pólo do segmento em âmbito mundial. A celulose deverá assumir o posto de principal produto exportado pelo Estado até 2014.

Ainda assim, o complexo carne representa 6% das exportações brasileiras e MS tem o terceiro maior abate do País, com 3,1 milhões de cabeças anuais. Na pauta de exportações de produtos agrícolas de MS, em primeiro lugar está o complexo soja, em segundo a carne e, em terceiro, os produtos florestais.

Foto: (apreflorestas.com.br)

Ao ser questionado pelos militares sobre o conceito do produtor rural brasileiro, Riedel citou a campanha Sou Agro, veicula recentemente na mídia nacional.

Diferente do Brasil, as comunidades da França e Alemanha têm conhecimento e orgulho de sua realidade agrícola a ponto de se manterem subsídios altíssimos à produção agropecuária”, enfatizou.

E na linha dos subsídios, o dirigente destacou que o pleito do setor no Brasil é por um seguro rural eficiente. “Quando se fala de política agrícola, precisamos tirar da cabeça a idéia de subsídio, porque nos referimos ao seguro rural. O produtor tem condições de administrar a volatilidade de preço e as questões comerciais. O problema maior está na segurança de produção que gera grandes picos e, muitas vezes, a saída de produtores da atividade”, declarou.

Além da falta de uma política agrícola, os principais desafios do setor no Estado são logística para escoamento da produção, sanidade, qualificação do homem do campo e a insegurança jurídica causada pelas invasões de propriedades. A palestra foi ministrada para oficiais alunos da Eceme que, em sua formação da carreira militar, percorrem o País em viagem de estudos, inteirando-se das particularidades econômicas e sociais de cada região. A palestra de Riedel foi antecedida por uma apresentação do panorama industrial do Estado, realizada pela Fiems.

 

 

Correio do Estado / Redação MShoje.com

Estado MS, cadeia do agribussines, potencial Agroindustrial, Perfil Sócio Econômico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens