Em MS, produtores se apressam por aumento de produtividade da soja
Estado - Agronegócio - Período de Vazio Sanitário da Soja
No sul de Mato Grosso do Sul, a maioria dos produtores deve colocar as máquinas no campo logo no dia primeiro de outubro, quando termina o período de vazio sanitário da soja.
A pressa é para tentar driblar as adversidades do clima e conseguir aumento de produtividade.
O carregamento do calcário começa cedo.
Tem de aproveitar quando o vento está mais fraco, para não desperdiçar material.
O produtor Pedro Lima usa o sistema de agricultura de precisão.
O preparo da terra exige cuidados importantes como a correção da acidez do solo.
“No começo de outubro a gente já começa a plantar esse ano o que foi permitido pela lei agrícola, onde a gente pretende colher um pouco mais cedo, pra gente poder plantar o milho e escapar da geada de inverno”, disse Lima.
Em Dourados, o trabalho é com as máquinas.
Os mecânicos trocam peças e verificam todo o sistema de funcionamento.
Imagem: talisma.agr.br
Checagem indispensável para que o plantio seja feito sem imprevistos. “A gente teve um problema no ano passado, muito embora o tempo tenha corrido bem até o final, quando tivemos um problema com chuva na colheita. Isso fez perder um pouco do peso específico do grão e fez com que a gente perdesse um pouco no final”, disse o produtor Lídio Guerra.
A maioria dos produtores da região de Dourados deve colocar as máquinas no campo assim que terminar o período do vazio sanitário.
O plantio está liberado a partir do dia 1º de outubro.
A pressa é para tentar escapar das adversidades do clima e conseguir boa produtividade. A média esperada é de 60 sacas por hectare.
O agrônomo Cláudio Guerra, que também é produtor rural recomenda que o cultivo seja antecipado.
“Em alguns anos a gente já observa uma tendência a antecipação do plantio da soja. Com o fortalecimento do milho de segunda safra, essa tendência há de se concretizar também nesse ano. Então o recomendado é que o produtor aguarde tão somente o término do vazio sanitário e já entre com o plantio da soja”, disse o agrônomo.
Estima-se que 80% dos produtores de Dourados tenham compraram os insumos desta safra.
O custo médio por hectares está na casa dos R$ 700.
Nas revendas, o trabalho é para entregar as encomendas.
G1/MS/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito