Quinta-Feira 06/11/2025 20:48

Derrite cria força-tarefa para apurar execução de delegado no litoral

Mundo - Brasil - Estado - Segurança Pública - Combate ao Crime

Secretário de Segurança Pública se manifestou nas redes sociais sobre assassinato de ex-delegado-geral. Tropa de Choque foi mobilizada

 

O secretário de Segurança Pública de São PauloGuilherme Derrite, se manifestou nas redes sociais sobre a execução do delegado Ruy Ferraz Fontes, morto na noite desta segunda-feira (15/9), no bairro Vila Mirim, em Praia Grande, no litoral sul paulista.

Na publicação, Derrite lamentou o crime e determinou a criação de uma força-tarefa “com prioridade” para prender os autores do crime. Ainda segundo o secretário, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, ofereceu o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

 

Metrópoles apurou que agentes da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) se deslocaram para a Baixada Santista ainda na noite desta segunda-feira. O grupo especial da PM preferiu não informar quantos policiais foram direcionados para a operação.

Delegado assassinado

Ruy Ferraz Fontes foi assassinado com tiros de fuzil no início da noite desta segunda-feira (15/9), em uma emboscada supostamente articulada por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

 
 
 
Play Video

Câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima fugia dos criminosos em uma perseguição de carro. Em dado momento, Ruy bate em um ônibus e capota. Os atiradores estão em um SUV (Sport Utility Vehicle, ou Veículo Utilitário Esportivo, em português) preto modelo Toyota Hilux SW4. Eles descem do veículo e disparam contra o delegado.

Carro incendiado

O carro usado pelos criminosos que executaram o ex-delegado-geral da Polícia Civil paulista foi encontrado incendiado pelas autoridades ainda na noite desta segunda-feira, pouco tempo depois da confirmação do assassinato do agente.

Quem era o ex-delegado Ruy Ferraz

O ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, morto por criminosos suspeitos de integrar o PCC, atuou por 40 anos na Polícia Civil e era especialista na facção paulista. Ele foi jurado de morte por membros da facção após Marco William Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder máximo da organização, ser transferido, em 2019, para o sistema penitenciário federal — na época, Ruy Ferraz era o delegado-geral.

Ferraz possuía especialização em Administração Geral e Financeira em Órgãos Públicos e participou de cursos complementrares como o Curso Anti-Drogas e Anti-Terrorismo, realizado pelo Ministério do Interior e da Segurança Pública da Polícia Nacional da França, além de curso de Aperfeiçoamento sobre Repressão às Drogas, em Vancouver, pela Polícia Montada do Canadá, conforme informou a Prefeitura de Praia Grande.

Ele iniciou a carreira como delegado de Polícia Titular da Delegacia de Polícia do Município de Taguaí, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 7.

Durante a vida profissional, foi delegado de Polícia Assistente da Equipe da Divisão de Homicídios do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado de Polícia Titular da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Furtos e Roubos a Bancos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e comandou outras delegacias e divisões na Capital.

Além de estar à frente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, ele foi diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). Também foi professor assistente de Criminologia e Direito Processual Penal da Universidade Anhanguera e professor de Investigação Policial pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Ruy assumiu a Secretaria de Administração da Prefeitura de Praia Grande em janeiro de 2023, permanecendo na gestão que se iniciou em 2025, até ser morto nesta segunda-feira.

 
 

Metropole.com

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens