Quinta-Feira 25/04/2024 01:48

UEMS recebe circuito com sessões do documentário de temática indígena “Vento na Fronteira”

Brasil - Educação - Vento na Fronteira

Foto: Divulgação

 

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por intermédio da Rede de Saberes, irá receber circuito de sessões para exibição do documentário “Vento na Fronteira”, dirigido por Laura Faerman e Marina Weis, e que obteve grande destaque em festivais internacionais, como o sul-africano Durban International Festival e o italiano Terra di Tutti, dentre outros.

A iniciativa ocorre em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização e o Museu da Imagem e do Som (MIS), vinculado à Fundação Estadual de Cultura.

A UEMS exibirá sessões em diferentes Unidades Universitárias, sendo que, após as exibições do filme, haverá uma roda de conversa com o protagonista do filme, o ator Aleni Aquino e o prof. Dr. Diógenes Cariaga, integrante do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão Rede de Saberes Indígenas (CEPERSI) da UEMS.

"Essa iniciativa é uma das ações dentro do âmbito do CEPERSI, espaço que congrega pesquisadores indígenas e não-indígenas em torno de temáticas que envolvam a vida, produção histórica, social e cultural dos povos originários de nosso Estado, buscando compreender a história local a partir da perspectiva dos povos indígenas", explica Cariaga. 

De acordo com o docente da UEMS, a obra demonstra a relação dos povos que aqui habitavam com os seus locais de origem, as transformações e as disputas territoriais.

"Considerando que a UEMS é pioneira em relação às cotas para discentes indígenas, sendo a IES pública com o maior número de ingressantes por meio da política de inclusão institucional, é importante que os indígenas ganhem protagonismo tanto como estudantes, pesquisadores e por meio de parcerias, como foi o caso do filme Vento na Fronteira", destaca o integrante do CEPERSI/UEMS.

No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena que luta pelos direitos de sua comunidade às suas terras ancestrais. No lado oposto, uma poderosa advogada que reivindica a posse dessas terras.

Esta história se passa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no território indígena Ñande Ru Marangatu - terra reivindicada pelos povos indígenas Guarani-Kaiowá, que habitam a região há muitos anos, e pelos fazendeiros que chegaram lá no século XX.

Com um tema tão urgente, “Vento na Fronteira” é um poderoso apelo à ação em busca de entendimento e diálogo. Ao apresentar a visão de duas mulheres e duas narrativas antagônicas em torno dos direitos à terra, o filme provoca reflexão sobre as condições de ambas as partes e suscita possibilidades de diálogos.

Pensando nisso, as produtoras do filme e a distribuidora de impacto promovem o lançamento do filme buscando gerar conexões sobre seus temas com centros educativos, organizações, líderes comunitários e governo ligados à causa, por meio de sessões de exibição, debates e materiais de apoio.

Neste sentido, a UEMS fornecerá espaço para exibição do documentário nas dependências das Unidades Universitárias.

A primeira etapa desse lançamento são as sessões de pré-estreia do filme que acontecerão de 11 a 25 de maio, com a realização da Rede de Saberes Indígenas da UEMS, Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários do MS, Taturana Mobilização Social e MIS/FCMS.

Programação

11/05 - às 17h20, na UEMS/Campo Grande (Sala 09, bloco D)
12/05 - às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (Av. Fernando Correia da Costa, 559, Vila Carvalho, Campo Grande)
16/05 - às 19h, na  UEMS/Amambai
18/05 - às 19h30, na  UEMS/Jardim
25/05 - às 9h, na UEMS/Dourados

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens