Sábado 24/02/2024 12:39

Mulheres terão apoio do Governo para ampliar inserção no mercado de trabalho

Estado - Mercado de Trabalho - Inserção ao Mercado de Trabalho

Fotos: Messias Ferreira. do Sebrae/MS

 

As mulheres respondem por 44,7% dos 161 mil microempreendedores individuais ativos em Mato Grosso do Sul ou o equivalente a 72 mil MEIs. O salário é menor que dos homens, a carga de trabalho é triplicada e há necessidade de qualificação. Buscando ajudar a mudar este cenário e inserir esta população feminina de forma mais efetiva no mercado trabalho, foi lançado nesta quarta-feira (15) no bairro Coophavila, em Campo Grande, o Emprega Mulheres. O evento do Sebrae-MS conta com a parceria do Governo do Estado por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) vinculada a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Inovação e Tecnologia), Sistema Fecomércio e BPW Associação de Mulheres de Negócios.

A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, fez questão de participar da abertura e destacou a importância da capacitação e da promoção da autoestima de todas as mulheres. “Queremos crescer juntas, promover o conhecimento e aumentar a participação feminina na sociedade. Essa ação do Sebrae e do Governo do Estado, pela Funtrab tem uma característica grande de inserção da mulher, de dar aquele "empurrãozinho" para quem não sabe por onde começar. Somos capazes, vamos tornar cada vez mais a sociedade melhor”, declarou.

O objetivo é preparar mulheres para acessar o mercado de trabalho por meio de capacitações, oficinas, e auxílio na elaboração de currículos. Nesta quarta e quinta-feira, o evento será realizado na Associação Comunitária da Coophavila, com palestras que vão debater liderança, relacionamento no trabalho, dicas para entrevistas de emprego e automaquiagem.

O secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ademar Silva Júnior, juntamente com o secretário executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos, e o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, estiveram na manhã desta quarta-feira (15) na abertura do evento.

A Semadesc é parceira do evento por meio da Funtrab, que está com uma ampla equipe no local, dando consultoria a quem precisa fazer sua carteira e fazendo encaminhamento de vagas. A Funtrab estará ofertando nestes dois dias 1.200 vagas sendo 100 oportunidades apenas na região da Coophavila.

De acordo com o secretário-executivo de Qualificação Bruno Bastos, o Estado tem a meta de ampliar a qualificação diante das inúmeras oportunidades de oferta de vagas com o desenvolvimento econômico. "Existem muitas vagas abertas, muitas oportunidades de trabalho. Por isso, queremos promover a capacitação da população em especial os jovens e mulheres", salientou Bastos.

Ele destacou que um dos eixos da Semadesc é priorizar as mulheres, para que elas possam se qualificar. "Queremos dar várias possibilidades para a capacitação das mulheres. Umas das metas é junto da Secretaria de Educação elevar a escolaridade, porque muitas dessas mulheres são mães solteiras que não finalizaram os estudos", acrescentou.

Autoestima

Na ocasião, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, reforçou que a programação conectará mulheres que precisam de oportunidades profissionais aos possíveis empregadores. “O sucesso acontece quando a oportunidade encontra a determinação, e é isso que estamos produzindo aqui hoje, uma rede de apoio. As mulheres podem participar das oficinas e palestras durante esses dois dias, para se preparar para uma entrevista de trabalho, entender como se comportar no ambiente corporativo, que nem sempre é fácil, e para quem quer empreender, também tem o apoio do Sebrae”, complementa.

“Temos 200 empregadores presentes no evento e 1.217 ocupantes de vagas. Nossa proposta é facilitar o acesso às vagas primárias. Aqui, temos informações sobre acesso às vagas, assim como sobre riscos, segurança e emprego para os ocupantes de vagas específicos. Esta é uma oportunidade importante e o fato de as mulheres terem vindo aqui demonstra o interesse”, complementa o diretor-executivo da Funtrab, Paulo Machado.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,967
Euro 5,353
Franco suíço 5,640
Yuan 0,698
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens