Segunda-Feira 17/06/2024 10:39

Com influência do La Niña, chuvas em MS ficam acima da média em fevereiro

Estado - Previsão do Tempo - Tempo

Com influência do La Niña, chuvas em MS ficam acima da média em fevereiro - Gerson Oliveira/Correio do Estado

O fenômeno La Ninã ainda está exercendo força sobre Mato Grosso do Sul, e fez as chuvas de fevereiro ficarem acima da média esperada para o mês, sendo superior aos níveis registrados no mesmo período do ano passado. 

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o La Ninã deve influenciar o tempo em MS até esse mês, quando o tempo chuvoso se mantém pelo menos nas primeiras semanas de março. 

Ao Correio do Estado, a meteorologista do Instituto, Andrea Ramos, explica que a frequência das chuvas em MS é característica do verão, mas com a La Ninã e um esquema de baixa pressão fez com a quantidade fosse potencializada. 

“Isso [grande quantidade de chuva] é reflexo da estação e, em fevereiro, ainda está com a La Niña e o começo de março também tende a ser chuvoso, característica própria do verão”, explica a meteorologia. 

Ainda segundo os dados do Inmet, Ponta Porã foi uma das cidades onde mais choveu no interior de MS. Por lá, eram esperados 235,2 mm de chuva, mas a precipitação foi de 495,2 mm. 

Conforme as medições do Inmet, no dia 16 de fevereiro, o acumulado de 24 horas atingiu a marca de 127 mm e, no dia 17, a precipitação foi de 141,2.

Devido à grande quantidade de chuvas em pouco tempo e os estragos feitos por ela, ontem, a Assembleia Legislativa de MS reconheceu o estado de calamidade na cidade, o que já tinha sido decretado pela prefeitura no dia 17.

Outra cidade atingida pela grande quantidade de chuva foi Três Lagoas, onde se esperava apenas 144 mm, mas choveu mais que o dobro, com a precipitação atingindo a marca de 426mm no acumulado do mês. 

Assim como em todo o restante do estado, Campo Grande também marcou níveis acima do esperado para chuva, com precipitação acumulada em 242,2, chovendo 46% acima da média. 

A grande quantidade deixa um contraste bem marcado com o fevereiro do ano passado, quando o acumulado do mês ficou em 73,2 mm. 

Por fim, a meteorologista informa que para março as chuvas devem continuar. Em Campo Grande,a precipitação esperada é de 151 mm para o mês todo. 

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Além de Ponta Porã e Ivinhema, a prefeitura de Bonito também decretou estado de emergência em decorrência das chuvas. A grande quantidade de precipitação ficou concentrada na sexta-feira passada (24). 

De acordo com o prefeito da cidade, Josmail Rodrigues, neste dia a chuva deve ter atingido 180 mm dentro de seis horas, deixando um rastro de destruição pelo caminho, com pontes e rodovias interditadas. 

Como já mostrado pelo Correio do Estado, a chuva também trouxe consequências para o transporte de alunos, agricultura e também para as atrações turísticas

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), junto com os secretários Eduardo Rocha, da Casa Civil, Hélio Peluffo Filho, de Infraestrutura e Logística (Selog), e Jaime Verruck, do Meio Ambiente Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, sobrevoaram ontem as regiões de Bonito afetadas pelas chuvas.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens