Segunda-Feira 17/06/2024 11:36

MS é top 3 dos Estados com maior proporção de mortalidade por Doença Isquêmica do Coração

Estado - Saúde - Doenças Isquêmicas do Coração

Hiperglicemia causada pela diabete não controlada é o motivo mais impactante no total de mortes por doenças cardiovasculares - Reprodução

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), apontam que Mato Grosso do Sul aparece no top 3 dos Estados com maior proporção de mortalidade pelas chamadas Doenças Isquêmicas do Coração, seguido por Pernambuco e Espírito Santo. 

Principais causas de mortes no País, o aumento nas doenças cardiovasculares é fortemente impactado pelo alto índice de glicose no sangue, é o que aponta o novo estudo do Intituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo (USP).

Classificada como um "fator de risco modificável", ou seja, aquilo que pode ser evitado se acompanhado, a hiperglicemia causada pela diabete não controlada é o motivo mais impactante no total, sendo que até 2040 está previsto um aumento de até 250% no Brasil. 

Atualmente, conforme o Ministério da Saúde, aproximadamente 300 mil indivíduos sofrem o chamado Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e em 30% - 90 mil casos - são registrados óbitos. 

Pelos cálculos do Ministério da Saúde, um total de 750 mil pessoas - quase o equivalente a população de São Bernardo dos Campos (SP), ou mais de 3x a população de Dourados -, devem sofrer de infarto dentro dos próximos 17 anos. 

“Vemos que diversos hormônios têm relação com doenças cardiovasculares e, por isso, as doenças endócrinas precisam ser levadas a sério, acompanhadas e tratadas de forma adequada”, comenta o endocrinologista Guilherme Borges. 

Interligadas

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estimam que, 14 milhões de brasileiros têm algum tipo de doenças cardiovasculares, sendo que 400 mil acabam vítimas desse tipo de enfermidade anualmente. 

Segundo o Atlas do Diabetes, elaborado pela International Diabetes Federation (IDF), 15,9 milhões de habitantes do Brasil convivem com essa condição. 

Como o médico ressalta, um diabetes descompensado causa um processo inflamatório que prejudica principalmente as camadas internas e a função dos vaos sanguíneos. 

“Existe uma chance maior de doença aterosclerótica, de acúmulo de gordura nas artérias. Essas placas podem ser mais inflamatórias, podem se romper com mais facilidade e gerar eventos isquêmicos como, por exemplo, o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC)”, destaca. 

Ministério Público de São Paulo vai apurar responsabilidade de gestores em tragédia no litoral

Importante ressaltar que, dados de diferentes entidades foram considerados no estudo do Incor, para cada fator de risco cardiovascular, sendo possível correlacionar a reducação de mortalidade e incidência com a redução nos índices de tabagismo. 

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do Ministério da Saúde, praticar atividades físicas de forma regular, e reduzir o estresse - associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável - tendem a reduzir em 80% esses óbitos.

Entre as formas de prevenção, pode-se citar: 

  • Abandonar o sedentarismo, o tabagismo e praticar atividade física, conforme orientação médica;
  • Fazer trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana, já é benéfico ao coração;
  • Manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;
  • Inserir vegetais, folhas e legumes nas refeições;
  • Trocar a sobremesa calórica por uma fruta;
  • Evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
  • Restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.

“Costumo dizer aos pacientes que exercício é remédio e é um remédio que você encontra nas diretrizes das mais diversas doenças crônicas que existem, desde depressão e ansiedade até doenças autoimunes, doenças osteoarticulares como a osteoporose e doenças metabólicas como hipertensão, diabetes, obesidade e sobrepeso”, complementa o especialista.

Ainda assim, vale frisar que não só o diabate deve ser levado em consideração e fatores que aumentam risco de doenças cardiovasculares, pois até o excesso de hormônios da tireoide pode aumentar o risco de arritmias e de morte cardiovascular. 

Além disso, mudanças na hipófise, causadas pela rara Doença de Cushing, podem estimular as glândulas adrenais a produzirem muito cortisol, desencadeando um processo de acúmulo de gordura na região mais alta do tronco, obesidade, pré-diabetes e diabetes.

Também o sobrepeso e obseidade aparecem como ameças à saúde cardiovascular, pois inflamam e aumentam o risco de doenças crônicas, de hipertensão e até de alguns tipos de câncer, como de endométrio. 

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens