Sexta-Feira 09/05/2025 15:23

Gripe aviária é registrada a cerca de 1 mil km de Corumbá e gera alerta em MS

Estado - Saúde - Gripe Aviária

Foto: Divulgação

O registro da cepa do vírus H5N1, da gripe aviária, a cerca de 1 mil km de Corumbá representa em alerta para a doença poder entrar no Brasil por Mato Grosso do Sul.

No município sul-mato-grossense fica o principal porto seco do Centro-Oeste, com volume de carga que movimenta 400 caminhões por dia, em média, envolvendo importação e exportação entre os dois países. 

Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag), órgão boliviano, emitiu alerta sobre o registro da doença em aves no município de Sacaba, departamento de Cochabamba, neste mês.

No Estado, reunião marcada para as 9h desta quinta-feira (16) com autoridades de diferentes órgãos deve definir protocolos de ação e medidas para intensificar a fiscalização nas fronteiras, principalmente entre Brasil e Bolívia, a partir do porto seco. 

Nesse encontro, que será no formato híbrido para envolver autoridades em Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, vão participar representantes das secretarias de Saúde, do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), do Conselho Federal de Medicina Veterinária, além de fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Os debates sobre medidas para criar uma barreira sanitária em Mato Grosso do Sul vem ocorrendo desde o começo da semana, com reuniões entre diferentes instituições.

O próprio governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) discutiram medidas que podem ser aplicadas de cunho orientativo já a partir de agora.

A Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), que tem unidade em Corumbá, vai atuar em conjunto com fiscais da Iagro a partir desta quinta-feira (16) tanto no Posto Esdras, como o Buraco das Piranhas, onde fica uma base da Polícia Militar Ambiental.

“A notificação de foco da doença em Cochabamba, na Bolívia, acendeu a luz de alerta para todo o nosso país. Vamos tomar todas as medidas necessárias para manter o Mato Grosso do Sul como área livre (da gripe aviária)”, afirmou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

O desafio das autoridades é garantir que o país permaneça com o reconhecimento internacional de área livre de gripe aviária.

“Fomos cercados pela presença da doença na Venezuela, Colômbia, Bolívia. Para mantermos esse status é necessário informar corretamente os produtores rurais e a população em geral sobre a doença e intensificar a fiscalização para barrar a entrada de aves”, afirmou o superintendente da SFA/MS, Celso Martins.

Além da Bolívia, outro país fronteiriço que notificou caso de gripe aviária é o Uruguai. O primeiro registro foi divulgado nesta quarta-feira (15).

A ocorrência estaria a cerca de 180 km da fronteira com o Brasil. Aves migratórias teriam trazido o vírus para o território uruguaio, conforme as autoridades daquele país divulgaram em comunicado oficial. 

Na Argentina, na província de Jujuy, há investigação para verificar se uma ave selvagem estava com a gripe aviária. Essa localidade está a uma distância de cerca de 360 km do sul da Bolívia e representa uma rota de transporte entre Santa Cruz de la Sierra e o norte argentino.

A gripe aviária atinge tanto aves domésticas como silvestres, com alto nível de contágio. A atual cepa que está sendo encontrada na América do Sul apresenta-se como de alta letalidade.

De acordo com o governo estadual, a doença não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos, mas humanos podem ser contaminados.

O Mapa detalhou que o período de migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul influencia nessa transmissão. Essa migração ocorre entre novembro e abril. 

A exportação de carne de aves e suas miudezas representou 4,1% da balança comercial de Mato Grosso do Sul. Em 2022, esse setor movimentou US$ 339 milhões, valor 8,29% superior ao registrado no ano anterior, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,658
Euro 6,373
Franco suíço 6,817
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens