Sexta-Feira 26/04/2024 15:17

Em MS, crianças e adolescentes são as vítimas que lideram as denúncias registradas no Disque 100

Estado - Geral - Violência

O serviço consiste em um canal de denúncia para garantia de direitos fundamentais - Divulgação/Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul registrou quase 2 mil denúncias realizadas no Disque 100 no ano passado.

No rol das denúncias, foram 918 contatos registrados envolvendo crianças e adolescentes.

Estas vítimas constituem cerca de 49% das denúncias registradas, o que coloca as crianças e adolescentes no topo dos casos denunciados no Estado.

Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), responsável pelo levantamento, os dados apontam que as situações envolvendo crianças e adolescentes também estiveram na liderança das denúncias registradas em 2021.

Ainda conforme a pasta, durante 2022, os casos ficaram à frente das denúncias envolvendo idosos (733 casos) e pessoas com deficiência (101).

Além desses monitoramentos, a Secretaria também acompanha as denúncias que envolvem casos de pessoas negras, de mulheres e de pessoas LGBTQIA+.

A pasta conta que, quando uma pessoa faz a ligação na central do Disque 100, a denúncia é filtrada pelo Governo Federal e encaminha aos setores responsáveis em cada município dos estados.

“Em nossa central de monitoramento recebemos os relatórios de como essas denúncias estão sendo tratadas e acompanhamos também esses números envolvendo Mato Grosso do Sul", esclarece a secretária interina da Sead, Elisa Cleia Nobre.

Disque 100

O Disque 100 é um canal da política dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

O serviço também recebe denúncias pelo aplicativo WhatsApp, no número (61) 99656-5008.

A Sead informa que as imagens, vídeos e documentos que reforcem a denúncia podem ser enviados por ali e os dados são sigilosos. 

Em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. 

O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa, todos os dias, sem interrupção.

Além disso, o Disque 100 pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Violência em Números

No Estado de Mato Grosso do Sul, conforme dados coletados da SEJUSP/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foram registrados o total de 7.754 B.O. (boletim de ocorrências) de violências contra crianças e adolescentes referente ao período de primeiro de janeiro de 2021 ao dia 31 de dezembro de 2021.

Mas pode-se prever dados ainda maiores, levando em consideração aqueles casos que não são denunciados e ainda vivem em anonimato, bem como o período pandêmico e de fechamento das escolas, local onde denúncias dessa natureza são revelados cotidianamente, possibilitando as intervenções necessárias a cada caso.

De acordo com informações do Serviços e Informações do Brasil (do Governo Federal), 81% dos casos de violências contra crianças e adolescentes, denunciados no primeiro semestre de 2021 no Brasil, ocorreram dentro da residência de moradia da vítima (violência doméstica), praticada por aqueles que deveriam, na verdade, protegê-los. 

Esse fator potencializa o medo de denunciar e buscar ajuda, tornando a vítima ainda mais vulnerável.

O que diz a Constituição

Segundo disposto no Art. 227º da Constituição Federal de 1988, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 Além de colocá-los a salvo de de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens