Quarta-Feira 24/04/2024 21:07

Mato Grosso do Sul completa dois anos de vacinação contra a Covid-19

Estado - Saúde - Vacinação contra Covid-19

Alvaro Rezende/Arquivo Correio do Estado

Neste mês, completaram-se dois anos desde que o primeiro avião da Força Aérea Brasileira pousou em Mato Grosso do Sul para trazer as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 para o estado.

Na ocasião, foram entregues 158 mil doses da vacina Coronavac, que seria destinada a imunizar idosos com mais de 60 anos que moravam em instituições de casas de repouso e asilos e trabalhadores de saúde que estavam na linha de frente da Covid-19 e das comunidades indígenas - grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

Em dois anos de vacinação, foram aplicadas 6.002.680 doses em todo o estado, segundo o painel Vacinômetro da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Em 2021, foram aplicadas 4.667.038 doses. No fim do ano, 79,56% da população estimada do estado já havia recebido a primeira dose (D1) ou dose única (DU) da vacina, e 70,1% já estavam com as duas doses iniciais (D1 e D2). Além das duas primeiras doses iniciais, 654.405 pessoas já haviam recebido a primeira dose de reforço (R1), e uma já havia a segunda dose de reforço (R2).

No ano de 2022, foram 1.330.165 doses aplicadas. Um acréscimo de 9,29% de vacinados com a primeira dose (ou dose única), e de 7,93% na quantidade de vacinados com a 2º dose. No período, 538.201 pessoas receberam a primeira dose de reforço, e 297.067 a R2. 

Em janeiro do ano passado, a Saúde deu início à vacinação infantil, com público de 5 a 11 anos (com comorbidades). Até o momento, apenas 59,73% deste público, estimado em 301 mil crianças, recebeu a dose inicial, e 29,52% a segunda dose.

Em julho do mesmo ano, foi aberta a vacinação para crianças de 3 a 4 anos (com comorbidades). No dia 12 de novembro de 2022, bebês de 6 meses a 2 anos (com comorbidades) puderam receber a primeira dose da vacina.

Em todo o estado, 315,5 mil pessoas ainda não se vacinaram com nenhuma dose de vacinas contra a Covid-19. Além disso, 12,6% das pessoas que tomaram a primeira dose (2.265.615) não foram se vacinar com a 2º dose do plano vacinal.

No momento, o principal desafio da Secretaria de Saúde é conscientizar a população para que completem o esquema vacinal e imunizem, principalmente, as crianças.

Relembre

O dia 18 de janeiro de 2021 ficou consagrado como um marco histórico para a imunização estadual. À época do ato simbólico gravado na memória de milhares de sul-mato-grossenses, cada passo da vacina era registrado: desde a chegada na Base Aérea de Campo Grande; o transporte escoltado pelas ruas da Capital; até a chegada à sede da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Quatro doses foram separadas e enviadas até ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul para iniciar a campanha de imunização. Na ocasião, quatro sul-mato-grossenses pertencentes à primeira fase da campanha foram vacinados.

Dois deles eram profissionais da saúde: o médico Márcio Estevão Midom, de 45 anos, e a auxiliar de enfermagem Sandra Maria de Lima, de 52 anos, ambos do Hospital Regional. 

Também foram vacinadas a indígena Domingas da Silva, de 92 anos, da aldeia Tereré, em Sidrolândia, e a dona Maria Bezerra de Carvalho, de 85 anos, residente no Asilo São João Bosco, no bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Sandra foi a quarta pessoa a ser vacinada em MS.

"Fiquei surpresa e muito grata", relatou Sandra Maria de Lima ao contar sua experiência no ato simbólico. A auxiliar de enfermagem explicou que foi chamada para fazer a aplicação da vacina nas três pessoas que foram chamadas inicialmente.

"Eu estava ali apenas para fazer a aplicação, não estava previsto que eu fosse a quarta pessoa a ser vacinada. Logo que iniciamos a aplicação, eles perceberam que estava sobrando uma quarta dose. 

“Na hora eles conversaram e me convidaram para tomar a vacina. Nesta hora, fiquei muito faceira, feliz, mas ao mesmo tempo levei um susto, pois não esperava que também fosse tomar o imunizante".

Sandra ainda ressaltou que desde então não deixou de completar o esquema vacinal.

"É como eu costumo falar: a vacina salva vidas. Eu mesmo peguei por duas vezes a covid-19, mas os sintomas foram bem leves, que se assemelhavam a uma gripe. Eu recomendo a todos, acreditem na vacina, é só olhar os números de como estávamos e como estamos agora".

Aos 92 anos, a indígena Domingas da Silva, da aldeia Tereré, contou com orgulho que foi a primeira idosa a tomar a vacina no Estado.

Primeira "vovózinha" a receber o imunizante é da aldeia Tereré.

"Eu, a Vovó Domingas, fui a primeira vovozinha a tomar a vacina da covid-19. Graças a Deus, eu me sinto muito bem! Peço a para todos tomarem a vacina porque é muito bom para a nossa saúde. A Vovó está bem e não precisa de nada e vocês têm que tomar a vacina e não precisa ter medo".

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, foi a responsável por levar as doses até o HRMS, escoltada por policiais. Ela relembra como ocorreu a distribuição.

"Nós tínhamos um plano de logística e assim que recebemos as vacinas, logo de imediato fizemos a entrega aos municípios. Houve uma parceria com as forças de segurança que nos ajudaram a levar os imunizantes até os municípios. Devido à escassez dos imunizantes e alta procura, poderiam haver saques, e por isto as participações das forças de segurança foram extremamente importantes", destacou.

"O resultado foi muito importante porque meses depois ficamos por semanas a frente dos outros estados na liderança da vacinação, e isto foi muito gratificante", completou.

Ana Paula ainda reforçou que a campanha de imunização continua no Estado.

"Nós estamos aguardando novas diretrizes do Ministério da Saúde, principalmente, quanto a vacina bivalente, que vem como reforço e em específico para a população de 60 anos e mais. O Estado já empregou mais de 6 milhões de vacinas e pedimos para que a população faça a adesão, especificamente para as doses de reforço".

A fim de evitar novas contaminações, a SES recomenda o uso de máscaras em locais fechados e aglomerados, façam o teste em casos de suspeitas e tomem as vacinas.

Sintomas da Covid-19

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

  • Vacinação contra Covid-19
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens