Quinta-Feira 25/04/2024 18:45

Lula, o início...

Mundo - Brasil - Política - Governo LULA

(Foto: Istoè)

Governo Lula, o que esperar!?... 


 

Por Carlos José Marques 

Não será um começo fácil. Longe disso. Bombas, físicas e figurativas, em forma de artefatos pelas ruas e de pautas espinhosas a tratar, estão pela frente. Lula, o presidente em início de mandato busca driblar como pode. Focou nas articulações. Com o Congresso, com o Supremo, com a Polícia. Tem promovido constantes interlocuções para arregimentar aliados. Aos magistrados pede o cumprimento da Lei na punição aos responsáveis pela algazarra criminosa com nuances de terrorismo. No Congresso, apela à conscientização do momento vivido para, de saída, levar adiante seu plano de resgate do País. Na Polícia, turbina as ações investigativas e reforça o moral da tropa contra a libertinagem de desmandos imposta pelo capitão, seu antecessor. A tática é milimetricamente calculada.

Lula, no início, tenta não errar no básico. Sabe das críticas, das resistências ao que vier a fazer – especialmente por parte das elites –, mas possui um plano. Acredita piamente que a ênfase ao campo social vai livrá-lo de maiores dissabores e garantir-lhe um lugar de projeção como estadista, longe da imagem arranhada que deixou após os desvios mensaleiros.

O governo Lula 3 deseja errar excedendo-se no zelo pelas camadas mais pobres, pelos desassistidos de baixíssima ou nenhuma renda, os nordestinos que lhe deram esteio, pela camada menos influente da Nação e sabe, por experiência própria, que é aí que construirá o bom legado. Em feito inédito, Lula começou, na verdade, a governar antes da oficialização em 1 de janeiro. Estava pagando calotes e apagando desacertos de um certo Messias, que deixou o cargo e uma notória vacância do poder logo após a derrota nas urnas.

A transição, que servia aos levantamentos dos estragos deixados, acabou por se converter em gestão de fato. Aliviados, parceiros internacionais, organismos multilaterais – da ONU à OMS, do FMI ao Banco Mundial –, todos aplaudiram a virada, como sendo a volta do “Brazil” a uma certa normalidade democrática. O maior dos desafios desse mandato Lula 3 é religar as certeiras práticas do passado às carências abertas no presente.

Em meio à má vontade e impaciência dos setores dominantes, o demiurgo de Garanhuns precisa correr em soluções práticas, eficazes e que não deixem dúvidas sobre seus propósitos. Antes mesmo da posse, o pensamento mais tacanho de certos representantes do PIB e daqueles que militam pelo ultraconservadorismo mais obscuro passou a dar recados de descrença na retomada econômica. Reclamaram que uma certa “imprudência” orçamentária colocaria tudo a perder.

(Foto: Poder360)  - A ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), o ministro Fernando Haddad (Fazenda), o presidente Lula (PT), o ministro Rui Costa (Casa Civil) e a ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) ...

Miraram como cerne das queixas a tal PEC, que batizaram de gastança, toda como eixo do mal de uma administração ainda não testada. Esqueceram-se, porém, do elementar: é do buraco monstro deixado por um irresponsável no poder que emana a necessidade dos gastos futuros. Sem cobrir o rombo, nada feito para o avanço a uma nova etapa. Por que queixas silenciaram quando as traquinices e barbeiragens evidentes daquele “mito” Messias avançavam sem controle? Qual o motivo de tratamento e de impressão tão desiguais? Está aí, nesse enigma, o muro de problemas desenhado para a Lula, ainda na sua gestação.

De certo, o petista não terá vida fácil. Não serão dias pacíficos. Ao contrário. A cada tropeço ou falha, os algozes estarão ali a cobrá-lo. Talvez como a nenhum outro em outros tempos. Muitos não querem Lula lá e não vão aceitar pacificamente seu sucesso. Repudiam-no naquela cadeira do Planalto não apenas pelo seu passado acidentado de contas a prestar com a Justiça. Não suportam, mesmo, é esse seu pendor a atender com vantagens às camadas mais ribeirinhas de renda. Entendem que isso tira o foco do que anseiam — no plano dos incentivos fiscais, das regalias e badulaques para seus respectivos negócios.

Por conseguinte, temem ranhuras e riscos ao crescimento de suas fortunas. Reiteram a inescapável luta de classes que perdura há séculos por essas bandas, com diferenças abissais, agudas, da pirâmide social, a se aguçar desde o Descobrimento. Chega a ser vergonhoso. Um contingente de 33 milhões de pessoas passando fome, outras milhões na chamada insegurança alimentar, e o que importa para essa gente é como seguir garantindo o seu. Até adotam o discurso cínico de alegar que medidas de socorro a tais contigentes – o gasto efetivo nesse sentido – contribuem para o agravamento da pobreza.

Desfaçatez ganhou morada fixa nas análises pseudocientíficas e macroeconômicas da conjuntura. Lula tem uma visão dessas regras distributivas. Sabe que seu governo vai começar e seguir sobre o signo da má vontade, da desconfiança e da resistência sistemática aos seus desígnios. Não está se importando muito. Até tripudia sobre “humores do mercado”. Não liga para a barreira de contenção posta à frente para segurar seus avanços. Abraçou a cruzada e atravessará o Rubicão, mesmo que o Parlamento, tradicional reduto dos conchavos e tramoias pronto a amarrar ideias e projetos de qualquer governante, mostre sua fuça mais carrancuda — e ataque. Embora encontre basicamente desprezo e intolerância nas elites empresariais, sociais e políticas que circundam o poder – massa infecta dos segmentos que compõem a oligarquia brasileira –, Lula dá início à jornada com a certeza de que novos tempos virão.


* Carlos José Marques é diretor editorial da Editora Três (Istoé)

IstoÈ

Brasil; Eleições 2022; Governo Lula

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens