Sexta-Feira 29/03/2024 06:51

Com previsão de supersafra em 2023, MS pode "surfar" no aumento da produção nos próximos 10 anos

Estado - Agronegócio - Super Safra

Clima e volume de áreas colaboram para MS atingir colheita recorde com - Marcelo Victor/ Correio do Estado

Soja e milho são classificados como "potência" quando o assunto é a produção de Mato Grosso do Sul, grãos esses que devem se destacar na produção nacional dentro dos próximos 10 anos, que já prevê crescimento de 36,8% a mais nas safras brasileiras. 

Dentro desse cenário, 2023 já promete ser proveitoso para Mato Grosso do Sul, tanto com o clima quanto o volume de áreas colaborando para uma colheita de 13 milhões a mais de toneladas de soja neste ano. 

Vale ressaltar que essa previsão - segundo dados catalogados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS) -, pode significar para este 2023 um aumento de quase 50% do que foi colhido no ano passado (49,4%).

Dentro do panorama, baseado no Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (SIGA-MS), é apontado que, se concretizado os valores estimados, MS pode atingir recorde de produção de soja, desde que foi iniciada a contagem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 1977. 

Responsável pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck destacou a parceria com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS). 

Poupança rende mais que inflação pela primeira vez em quatro anos, mas ainda perde para CDI

“Até o momento registramos um ciclo favorável para produzir soja, com uma área recorde de plantio o que nos permite a possibilidade de obter uma safra recorde”, comentou Jaime Verruck.

Produção da década

Sobre a produção da década, a Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Departamento de Estatística, da Universidade de Brasília (UnB), aponta para uma produção crescente. 

Conforme análise, devem ser produzidas uma média de 2,7% a mais, todo ano que, comparada com a produção atual, contabiliza cerca de 36,8% extra no Brasil. 

Nesses próximos 10 anos, da soja em grão, é previsto uma exportação de 114,9 milhões de toneladas. Para o farelo, o total anual do aumento deve ser de 9,5% de crescimento. 

Pelas palavras do diretor Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza - especializada na assessoria de comércio esterior -, são necessárias formas de continuar o desenvolvimento, que vão desde a injeção de recursos até planejamentos. 

“São necessários investimentos estruturais e logísticos, além de um compromisso federal com o agronegócio. Sabemos que o setor tem sido o grande responsável pelos bons resultados em nossa balança comercial e para que isso se amplie, necessitamos de cada vez mais investimentos”, finalizou o especialista.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens