Segunda-Feira 17/06/2024 13:32

Queda dos juros amplia otimismo e expectativas para 2012 são positivas

Brasil - Economia - Expectativa Empresarial

Imagem: ciceroart.blogspot.com

A pesquisa mostra que aumentou o percentual dos empresários que estão revendo seu faturamento para cima no 4º trimestre; acontecimentos globais vão mudar as perspectivas para negócios no próximo ano.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o 4º trimestre de 2011 apurou que a parcela de empresários que vão rever seu faturamento para cima ampliou-se de 79%, no terceiro trimestre de 2011, para 82%.

No quarto trimestre do ano passado, 87% reviam para cima seu faturamento e 13% para baixo.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o 4º trimestre de 2011 foi a campo de 29 de agosto a 2 de setembro, já dentro do novo ciclo de baixa dos juros básicos (Selic), estabelecido pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Foram ouvidos 1.020 empresários de todos os setores econômicos, em todo o território nacional.

O comércio é o setor com mais empresários (88%) revendo seu faturamento para cima no 4º trimestre, em relação ao anterior.

Na sequência está o setor de serviços (82%) e a indústria (64%).

Na análise por porte, as pequenas empresas são as mais otimistas para o 4º trimestre, com 83% de seus entrevistados revendo para cima o seu faturamento para o período.

Nas médias essa parcela é de 79% e nas grandes 65%.

Por região, a Nordeste conta com o maior volume de empresários apostando em um faturamento superior nos últimos três meses do ano: 91%.

A região Norte (86%) e a Centro-Oeste (85%) encontram-se praticamente empatadas nessa mesma opinião, seguidas pela Sudeste (82%) e a Sul (73%).

Como deve fechar o faturamento em 2011

No último trimestre de 2011, considerando o ano como um todo, 65% acreditam que seu faturamento será superior ao de 2010. Para 22%, será igual e para 13% será inferior.

No primeiro trimestre de 2011, as expectativas de aumento no faturamento, em relação ao ano passado eram 72% de expansão; 18% da estabilidade e 10% de recuo.

Na abordagem por setor, 70% dos executivos de serviços acham que o seu faturamento em 2011 será superior ao de 2010. Compartilhando da mesma opinião estão 59% dos empresários do comércio e 55% dos da indústria.

Na região Norte, 77% de seus empresários acreditam em um faturamento em 2011 superior ao do ano passado. No Nordeste essa parcela é de 70%, no Sudeste 69% e no Centro-Oeste e Sul, 55% cada uma.

Investimentos

Para o 4º trimestre, os investimentos, para compra de equipamentos, obras de ampliação, aquisições, modernização entre outros, praticamente repetirão as expectativas dos três meses anteriores. Assim, 29% dos entrevistados pretendem ampliar os investimentos, 57% vão mantê-los conforme planejado, 5% vão promover cortes e 9% irão postergá-los.

Na análise por setor, as instituições financeiras são as que têm a maior parcela de executivos com planos de ampliação de investimentos. Nessa direção, vão 33% dos empresários do comércio, 28% dos de serviços e 25% dos da indústria.

Por porte, são 31% dos empresários de grandes empresas que vão aumentar os investimentos no último trimestre do ano. Nas pequenas empresas são 29% e nas médias 28%.

Por região, 45% dos empresários do Norte têm intenção de investir mais no 4º trimestre. Na sequência estão Nordeste, 38%; Sudeste 27%; Sul 24% e Centro- Oeste 23%.

Condições de crédito

Aumentou a parcela dos que acham que as condições de crédito (prazos, encargos e limites) melhorarão nos últimos três meses deste ano. No trimestre anterior, nessa parcela estavam 19% dos entrevistados, agora são 25%. Para 56%, essas condições não terão alteração e para 19% piorarão.

Nesta última categorização (para pior) eram 31% dos respondentes nos três meses passados.

Os serviços têm 27% de seus empresários apostando em condições melhores para o crédito no 4º trimestre, contra 52% que não vêem nenhuma mudança em relação ao terceiro.

No comércio são 23% e 66%, e na indústria 18% e 60%, nessa mesma ordem.

Por porte, 26% dos pequenos empresários acreditam que as condições de crédito serão melhores no último trimestre do ano. Nas médias empresas são 24% e nas grandes 16% de seus entrevistados com essa opinião.

Por região, 40% dos empresários do Norte dizem que as condições de crédito serão melhores no período analisado.

No Nordeste 31% compartilham da mesma opinião, no Sudeste 26%, no Centro-Oeste 24% e no Sul 18%.

Oferta de crédito para as empresas

Para 45% dos executivos entrevistados nas instituições financeiras, a oferta de crédito para as empresas aumentará no último trimestre, em relação ao anterior.

Para 46% permanecerá igual e para 9% será reduzida.

No 4º trimestre de 2010, 69% responderam pela ampliação da oferta de crédito aos negócios, 29% em permanência da mesma e 2% para o recuo.

Oferta de crédito aos consumidores

Para 64% dos executivos entrevistados nas instituições financeiras, a oferta de crédito aos consumidores aumentará no 4º trimestre, em relação ao terceiro. Para 27%, ela será igual e para 9% será menor.

No 4º trimestre de 2010, 74% acreditavam em expansão da oferta de crédito aos consumidores, 23% em manutenção e 3% em queda.

Impactos da crise global nos resultados de 2011

Mesmo com a melhora de expectativa no 4º trimestre, quando perguntados se os resultados de sua empresa em 2011 serão influenciados pela crise global, 47% dos entrevistados responderam afirmativamente e 53% disseram que não.

Por setor, 60% dos executivos de instituições financeiras acreditam que seus resultados serão afetados pela crise global ainda em 2011.

No comércio, foram 51% de seus empresários que dividiram a mesma opinião; na indústria 47% e nos serviços 44%.

Por porte, são 46% tanto nos pequenos quanto nos grandes negócios que apostam no impacto da crise global em seus resultados em 2011. Nas médias, foram 43%.

Por região, 56% dos empresários do Sul acham que os impactos da crise global já serão sentidos em seus resultados de 2011.

No Nordeste, são 47% os entrevistados que dividem o mesmo ponto de vista, no Centro-Oeste 46%, no Sudeste 43% e no Norte 33%.

As expectativas para 2012, diante da crise internacional

Para 56% dos empresários entrevistados, os novos acontecimentos globais mudam suas expectativas para 2012.

Para 44%, os eventos internacionais não afetam suas expectativas no próximo ano.

Para 62% dos empresários brasileiros, as mudanças em seu planejamento, em decorrência dos fatos globais, serão para melhor em 2012.

Para 38% serão para pior.

Entre os que avaliam que as mudanças em seu planejamento 2012, serão para melhor estão 64% dos serviços; 60% do comércio; 55% da indústria e 43% das instituições financeiras.

No mesmo sentido, encontram-se 77% dos empresários do Norte; 64% dos do Sudeste; 63% do Nordeste; 57% do Centro-Oeste e 56% do Sul.

Comentários

A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o 4º trimestre de 2011 mostra que aumentou o otimismo do empresário sobre seu faturamento no período, comparado com o trimestre antecedente.

Além da sazonalidade de um período forte para o varejo, dado o Dia das Crianças e o Natal, é importante notar que mesmo assim, no final deste ano, a expectativa sobre o faturamento do negócio é inferior à registrada em igual momento de 2010. Isto pela menor evolução da atividade econômica.

O novo ciclo de redução dos juros (Selic), sinalizou aos empresários que o governo se empenhará para preservar o crescimento econômico, baseado no vigor do mercado interno, também entendido como uma blindagem aos impactos da crise global.

Por esta razão, os setores mais ligados ao consumo e aos serviços contam com expectativa mais positiva.

Já os investimentos expressam a cautela do empresário sobre imobilizar seus recursos (liquidez) ou ampliar seu endividamento. Resumindo, a pesquisa não detecta pessimismo das empresas em relação à economia.

Metodologia da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial

O objetivo da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial é identificar as principais tendências dos negócios para o trimestre, a partir do levantamento das perspectivas dos empresários, indo além da confiança desses agentes.

A pesquisa visa a fornecer subsídios, aproveitando a opinião de quem vive o cotidiano dos negócios.

Os resultados da presente pesquisa decorrem de um levantamento estatístico com uma amostra de mais de mil empresas representativas dos setores da indústria, comércio, serviços e instituições financeiras, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Você também lê esta notícia em
http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/index.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

Serasa Experian/DF

empresários, revendo faturamento, Serasa Experian, Expectativa Empresarial, Juros

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens