Sábado 20/04/2024 00:08

MS alcança 76,91% da população recenseada, mas ainda está abaixo da média nacional, diz IBGE

Estado - Geral - Censo 2022

Marcelo Victor

Balanço da coleta do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Mato Grosso do Sul conseguiu avançar, com 76,91% da população recenseada, mas o número ainda está abaixo da média nacional. 

Esse total corresponde a 2.184.694 de pessoas recenseadas até o momento no Estado e 766.610 domicílios recenseados. 

Conforme o levantamento do IBGE, na comparação nacional, o Estado figura como o 10º menor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs). 

Já Campo Grande conta com 718 mil pessoas, o que corresponde a 78,47% da estimativa populacional de 2021. 

Coleta em MS 

Ainda segundo o IBGE, está próxima a finalização da coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em 21 dos 79 municípios do Estado. 

Em nove destes, a população já superou a estimativa: Costa Rica, Sete Quedas, Novo Horizonte do Sul, Figueirão, Inocência, Chapadão do Sul, Selvíria, Taquarussu e Fátima do Sul. Os 12 restantes estão com mais de 90% da população recenseada.

De acordo com o coordenador operacional do Censo no Estado, Alex de Almeida Uchôas, o atraso nas entrevistas ocorre não somente na Capital, mas em todo o estado. 

“A principal dificuldade encontrada em Mato Grosso do Sul foi a falta de recenseadores. No estado, nunca passamos de 63% da quantidade de pessoas necessárias”, disse. 

Ainda segundo o coordenador, a grande extensão dos municípios também dificulta o trabalho. 

“Tivemos ajuda da polícia militar ambiental, da AGRAER e do exército nas regiões alagadas, mas a falta de veículos para cobertura dos setores que ficam mais distantes dos centros urbanos atinge as cidades, como, por exemplo, a capital, que tem uma
vasta área rural e um grande perímetro urbano”, completa. 

Já o superintendente do IBGE no Estado, Mario Alexandre de Pinna Frazeto, destaca que o papel das prefeituras, do legislativo, do judiciário e das forças policiais têm sido fundamentais. 

“Muitos nos ajudam com viaturas, motoristas, combustível, mas também têm sido grandes aliados na divulgação do Censo, publicando em suas redes sociais um chamado à população”, enfatiza. 

Brasil 

Segundo o IBGE, desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 05 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país. Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país.

Dos 78,73% da população, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44%no Centro-Oeste. 

O estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação a população estimada, é o Piauí (96,2%), seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%). 

Os menos adiantados são Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%). Há duas semanas, Mato Grosso do Sul estava no ranking entre os menos adiantados, com 70% da população entrevistada. 

Segundo o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, a primeira etapa da coleta foi finalizada no Sergipe e no Piauí, que é quando se percorre o território do estado, visitando os endereços. 

“Vamos agora iniciar o processo de recuperação das unidades domiciliares que foram registradas com moradores ausentes e aquelas que se recusaram a responder ao Censo”, declara. 

Sobretudo, até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6% eram mulheres.

Os números divulgados hoje são referentes ao quarto balanço da coleta do Censo, os dados ainda são provisórios e passarão por supervisão de qualidade, devendo ser divulgados de forma preliminar na última semana de dezembro.

Aglomerados subnormais  

Com relação aos aglomerados subnormais – ocupações irregulares de terrenos para fins de habitação em áreas urbanas e que, em geral, são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos básicos e localização em áreas restritas à ocupação – mais de 12 milhões de pessoas foram contabilizadas em tais locais. 

Até esta segunda (5),, eram 12.337.295 pessoas no país vivendo nessa situação, cerca de 7% da população recenseada até o momento.

Além disso, 1.489.003 indígenas e 1.208.702 quilombolas já foram recenseados.

Taxa de recusa  

O IBGE destaca ainda que cerca de 2,59% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

Em relação ao tipo de questionário, 89,4% dos domicílios (52.948.134) responderam ao questionário básico e 11,6% (6.796.163) ao ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. 

O tempo médio de preenchimento tem sido de 5 minutos para o questionário básico e de 14 minutos para o questionário ampliado.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens