Sexta-Feira 09/12/2022 16:27

Com a 3ª menor desocupação do País, MS enfrenta dificuldade para contratar recenseadores do IBGE

Estado - Geral - Censo Demográfico

Marcelo Victor

A 10 dias do fim da Coleta do Censo, em Mato Grosso do Sul, 30% da população ainda precisa ser alcançada pela pesquisa. Ausência de recenseadores é o principal motivo para ritmo lento da coleta. Estima-se que por ser o Estado com a 3ª menor desocupação do País, a população esteja tendo oportunidades de trabalho que podem ser consideradas mais atrativas.

Sobretudo, enquanto alguns municípios já estão encerrando, há outros que sequer chegaram à cobertura de 50%. 

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o Estado, desde o início da coleta em 1º de agosto, 1.984.056 moradores em 802.812 domicílios foram entrevistados. 

Tal número representa 69,8% da população estimada para o ano de 2021. 

O município de Sete Quedas é o único do Estado a ter finalizado a cobertura da coleta, restando apenas uma pequena parcela da população não recenseada, que pode comparecer ao posto do IBGE para responder. 

Outros 7 municípios estão próximos de encerrar a coleta dos dados do Censo Demográfico, são eles: Brasilândia, Costa Rica, Taquarussu, Deodápolis, Fátima do Sul, Cassilândia e Vicentina. 

Nestes municípios, o IBGE está chamando a população que não foi recenseada a procurar o posto de coleta do Censo. 

Por outro lado, há dez municípios que estão abaixo de 50% de coleta concluída: São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Caarapó, Coronel Sapucaia, Maracaju, Nova Andradina, Jaraguari, Caracol, Ribas do Rio Pardo e Bonito. 

Nestas cidades, o IBGE está fazendo uma força-tarefa, com o deslocamento de equipes de outros municípios, além dos pedidos de apoio das prefeituras e demais parceiros.

Em coletiva de imprensa, o superintendente estadual do IBGE, Mario Alexandre Frazeto, afirmou que a Capital Campo Grande é um dos locais que mais avança na coleta. 

"Mato Grosso do Sul está em um parâmetro de crescimento. Hoje, estamos com 70% do Estado bem adiantado. Estamos em 7° lugar no ranking, mas estamos em um ritmo bom", disse. 

Brasil  

Em escala nacional, durante esse mesmo período de coleta, 158.483.743 pessoas foram recenseadas em 78.438.40 domicílios. 

Tal número corresponde a 74,29% da população estimada no ano passado. 

Os dados coletados no Censo 2022 ainda passarão por supervisão de qualidade e devem ser divulgados de forma preliminar na última semana de dezembro. 

Contratações de recenseadores  

Segundo o superintendente Mário, há 2524 vagas de recenseadores abertas no Estado. Entretanto, apenas 1497 foram preenchidas. 

Logo, preenchendo pouco menos da metade das vagas, o Estado enfrenta dificuldades em dar andamento à coleta. 

Entre os motivos elencados para a ausência de servidores está a possibilidade de que, por ser o Estado com a 3ª menor desocupação do País, a população esteja tendo outras oportunidades mais atrativas. 

Nesta semana, foi aprovado uma Medida Provisória (MP) que dispõe sobre regras
especiais para a contratação de pessoal, por tempo determinado, visando a atender a necessidade temporária de excepcional interesse público vinculado ao Censo Demográfico de 2022. 

Conforme já noticiado pelo Correio do Estado, a MP dispensa a realização de processo seletivo e permite incluir aposentados pelos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios. 

As atividades a serem desempenhadas pelos contratados deverão ser atividades
ordinárias pertinentes ao recenseamento. 

Haverá igualdade de condições na seleção, na contratação e na execução da contratação entre os aposentados e os demais concorrentes ou contratados.

Além da possibilidade de contratação de aposentados, após revisão de entendimento da CGU, os microempreendedores individuais (MEIs) também poderão ser contratados para o trabalho de recenseador.

Havendo disponibilidade de vagas, os candidatos deverão procurar um posto de coleta do IBGE e preencher uma ficha de inscrição.

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,244
Euro 5,530
Franco suíço 5,617
Yuan 0,754
Iene 0,038
Peso arg. 0,031

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens