Segunda-Feira 17/06/2024 12:55

Plano de Manejo orienta a retirada de animais da Lagoa Maior em Três Lagoas

Ecologia e Meio Ambiente - Plano Emergencial

 Pesca é uma pratica comum da Lagoa. (Imagem: Danilo Fiuza)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entregou ontem à Prefeitura o plano emergencial para o manejo da Lagoa Maior.

O relatório define as principais ações que devem ser executadas para preservar o meio ambiente e o ecossistema da região.

O documento, elaborado pelos professores doutores da instituição, recomenda a retirada dos patos e gansos da lagoa e também proíbe a pesca no local.

Os estudos apontaram uma grande quantidade de piranhas - a segundo espécie mais numerosa da Lagoa Maior.

Ao receber o documento, a prefeita Márcia Moura (PMDB) disse que, antes de tomar qualquer decisão, pretende realizar uma audiência pública para ouvir a população.

Entretanto, afirmou que a ideia é atender às orientações levantadas pelo estudo.

Na ocasião, ela assinou convênio e entregou equipamentos de análises para a universidade elaborar o Plano de Manejo completo para as três lagoas do município.

Em relação aos patos e gansos, a professora de biologia da UFMS, Maria José Vilela, disse que eles não são naturais do sistema, pois foram introduzidos nele.

Ela afirmou que esses animais contribuem para diminuir a qualidade da água da lagoa.

“Os restos de alimentos que são jogados para eles apodrecem e contribuem para diminuir a oxigenação da água. As fezes e penas também são fatores negativos”, comentou.

Os patos e gansos, segundo ela, pisoteiam a vegetação, o que acelera a desagregação de parte da “ilhota”. “Eles não estão destruindo a lagoa, mas não colaboram com a qualidade da água”, destacou.

PESCA

As análises apontaram também uma grande quantidade de coliformes fecais na Lagoa Maior, por isso a orientação para a proibição da pesca no local. “Isso contribui para a falta de qualidade do pescado e da própria saúde da população”, disse Maria José.

Ela informou que os esgotos clandestinos que são lançados na lagoa, assim como águas pluviais que vão parar no local contribuem para o resultado desta análise.

“A pesca contribui para que as pessoas joguem lixo na lagoa. Muitos vão pescar e deixam vasilhames no local, o que contribui para diminuir a oxigenação que já está muito em baixa”, frisou.

Outra questão apontada para essa proibição, segundo a bióloga da UFMS, é a quantidade de linhas de pesca existentes no local. “As linhas enroscam nas árvores e os pássaros morrem enforcados, além de representar um perigo: o anzol pode acertar a pessoa que está caminhando na pista”, ressaltou.

Ana Cristina Santos/Jornal do Povo Três Lagoas/DF

plano emergencial, manejo da Lagoa maior, preservar, meio ambiente, ecossistema

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens