Sexta-Feira 09/12/2022 15:14

Dourados recebeu mais de 3,5 mil imigrantes venezuelanos

Geral - Imigrantes

Operação Acolhida acontece em todo o Brasil - Crédito: Divulgação/Arquivo

A cidade de Dourados já recebeu 3.513 imigrantes da Venezuela por meio da Operação Acolhida, iniciada em 2018. Segundo o Ministério da Cidadania, o município foi o destino do quarto maior efetivo no país, ficando atrás apenas Curitiba (PR), com 5.601 cidadãos venezuelanos, Manaus (AM), com 5.331 imigrantes, e São Paulo (SP), com 4.480 indivíduos.

Em todo o Mato Grosso do Sul, já foram interiorizados 5.177 venezuelanos.

A interiorização é o deslocamento voluntário de imigrantes que chegam ao Brasil por Roraima para outras Unidades da Federação. Isso promove uma migração ordenada e segura, mitigando os riscos de violação aos direitos na rota migratória, como exploração e abusos. Permite, ainda, o acesso às oportunidades nos municípios de destino, mediante a inserção em redes de acolhimento, o acesso a serviços públicos e a introdução ao mercado de trabalho.

Esse deslocamento amplia as possibilidades de integração social, econômica e cultural. Ao mesmo tempo, permite reduzir a pressão sobre os serviços públicos no extremo norte do Brasil, a principal porta de entrada do fluxo migratório resultante da crise humanitária na Venezuela.

A Operação Acolhida tem o objetivo de oferecer assistência emergencial a imigrantes venezuelanos que entram no Brasil em situação de vulnerabilidade. Acompanha o imigrante desde sua entrada no país com ações em 3 eixos: 1) Ordenamento da fronteira, no qual promove-se a triagem, a regularização documental migratória e a imunização; 2) Acolhimento, no qual se oferece abrigo ou alojamento temporário, cobrindo-se necessidades básicas, como; alimentação, saúde e higiene pessoal e 3) Interiorização, na qual promove-se o deslocamento voluntário de imigrantes que chegam ao Brasil por Roraima para outras Unidades da Federação.

NÚMEROS NACIONAIS

Com a atuação da Operação Acolhida, o Brasil já atingiu a marca de 87.582 venezuelanos interiorizados em 896 municípios, desde o início dos trabalhos, em abril de 2018.

A Região Sul é a que mais recebeu cidadãos da Venezuela desde o início da interiorização, promovida pela Operação Acolhida. Santa Catarina é o estado que recebeu o maior fluxo, com 16.985 venezuelanos interiorizados, seguido do Paraná, que recebeu 15.261 pessoas, e do Rio Grande do Sul, com 13.324 imigrantes interiorizados.

O Ministério da Cidadania coordena o Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização, responsável pelos critérios e procedimento para o processo de deslocamento voluntário dos imigrantes venezuelanos da cidade fronteiriça de Pacaraima (RR) e da capital Boa Vista (RR) para outros estados brasileiros.

Segundo estimativas da ONU, 6,8 milhões de pessoas foram forçadas a sair da Venezuela em busca de melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é um dos cinco destinos mais procurados pelos cidadãos do país vizinho.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1 Encontro dos Amigos da Empaer

    1 Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espao Guaruj

  • Caravana da Sade em Dourados II

    Caravana da Sade em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomo

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,249
Euro 5,536
Franco suío 5,625
Yuan 0,754
Iene 0,038
Peso arg. 0,031

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionat...Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionatria aqui em Cuiab, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como fao pra denunciar ela a nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doena mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irm Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha me esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irm foi vista nessa regio

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irm Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha me esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa regio , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabns, pelo espao criado. Muito bem trabalhado e notcias expostas com clareza exatido. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Cmara.moravam em Corao de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha famlia toda procura por notcias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custdio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens