Sexta-Feira 26/04/2024 01:12

Economia criativa de MS ganha destaque em Semana Pantaneira realizada no Rio de Janeiro

Estado - Geral - Cultura Pantaneira

Sebastião Brandão é referência ma produção de viola de cocho - Divulgação

Empreendedores do Pantanal que são artistas no produto que fazem participam de evento para divulgação e realização de negócios envolvendo a cultura pantaneira.

A Semana Pantaneira, realizada no Centro do Rio de Janeiro entre esta terça-feira (18) e o sábado (22), promete dar visibilidade para artesãos que atuam em Ladário, Rio Verde de MT e Campo Grande.

Artistas musicais de Mato Grosso do Sul também participam do evento, que acontece no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).

Quem vai estar presente nesse período de promoção dos negócios pantaneiros envolvidos com a economia criativa é o mestre cururueiro Sebastião de Souza Brandão.

Ele mora em Ladário e é uma referência nacional tanto para a produção da viola de cocho, como expoente para tocar o cururu e o siriri.

O artesão, que já foi ferroviário no Pantanal, atualmente trabalha com o neto, João Vitor, 15 anos, para determinar a continuidade de uma tradição familiar.

Além dele, as empresárias de Rio Verde de MT Ana Miriam Martos Brito e Selma Brito Beteto participam de oficina sobre a faixa pantaneira para o público carioca.

As duas tem uma pequena empresa no norte do Estado e conseguiram projeção depois de terem seus produtos envolvidos na novela Pantanal, que foi gravada em Aquidauana e contribuiu para movimentar negócios no bioma.

Nessa programação envolvendo Mato Grosso do Sul, os ceramistas Andrea Lacet (MS) e Rodrigo Avalhães (MS) também participam de oficina para tratar sobre o trabalho da argila e de uma memória afetiva de povos indígenas do Pantanal. 

Dentro de apresentações musicais, esse evento terá a apresentação de Marcelo Loureiro, que é de Campo Grande e considerado um dos melhores violeiros do Brasil.

Quem também se apresenta é o grupo Chalana de Prata (MS), composto por Celito Espíndola, Paulo Simões e Guilherme Rondon, que traduzem para o público o que vem a ser a música do Pantanal.

Esse movimento de divulgação da cultura pantaneira envolve estratégias de divulgar o Pantanal como um destino cultural rico, o que favorece o turismo em regiões como Bonito, Corumbá e Miranda, principalmente.

As atividades estão programadas dentro de uma mostra chamada “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, que acontece no Centro do Rio de Janeiro desde agosto.

Nesse espaço, há peças de cerca de 60 profissionais de Mato Grosso do Sul, que são das cidades de Campo Grande, Bonito, Jardim, Corumbá, Miranda, Bodoquena e Três Lagoas, e tudo é aberto para a comercialização e divulgação desses artesãos.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens