Sábado 20/04/2024 00:24

Microempresas geram mais de 3 mil empregos em MS durante o mês de agosto

Estado - Mercado de Trabalho - Geração de Empregos

Micro e pequenas empresas retomam fôlego na geração de empregos - Foto: Arquivo Correio do Estado

As micro e pequenas empresas sustentaram 68% dos negócios em Mato Grosso do Sul e geraram exatos 3.044 empregos com carteira assinada no Estado.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e compilados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Sebrae, durante o mês de agosto foram criadas um total de 4.439 vagas, das 3.044 ficaram com as micro e pequenas empresas.

Por setor, os que mais se destacaram entre os pequenos negócios para o saldo positivo foram os serviços, com 1.499 vagas; o comércio, com 669 a construção, com 459; a indústria de transformação, com 280; e agropecuária, com 101.

Quando os números mostram o resultado do acumulado do ano, o que corresponde ao período entre janeiro e agosto, foram criados um total de 38.967 postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, dos quais 28.189 vieram das micro e pequenas empresas. 

No mesmo período, o saldo nas médias e grandes empresas foi de 8.741 vagas, e, na administração pública, 215.

O Sebrae escolheu publicar esses números na primeira semana de outubro porque nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, que são amparadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. 

Ela foi criada pela Lei Complementar nº 123/2006 para regulamentar o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado aos pequenos negócios.

Os benefícios criados pela Lei Geral, a exceção do tratamento tributário diferenciado, aplicam-se também ao produtor rural pessoa física e ao agricultor familiar. 

“O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa busca comemorar essa conquista, sensibilizando a população da importância dos pequenos negócios para a economia”, explica Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Segundo o Sebrae Nacional, os pequenos negócios representam 98% do universo empresarial do país. 

O segmento também é responsável por 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial.

De acordo com Tito Estanqueiro, os pequenos negócios possuem uma dinâmica própria. 

Eles são, geralmente, os mais sensíveis à variação de mercado: são os primeiros a demitir, mas, também, os primeiros a recontratar quando a economia reaquece. 

“Em mais um mês, vemos isso comprovado em números, o que evidencia a importância deste segmento para a sustentação de nossa economia”, analisa o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens