Sexta-Feira 09/12/2022 16:04

Funcionários do HU entram em greve por salários e protestam contra redução de 'insalubridade'

Geral - Paralisação

Devido a chuva, o protesto aconteceu em tenda montada próximo ao estacionamento da unidade hospitalar - Crédito: Osvaldo Duarte/Dourados News

Trabalhadores e trabalhadoras vinculados a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que administra o HU (Hospital Universitário) em Dourados fizeram protesto na manhã desta quarta-feira (21) e deram início a uma greve parcial. 

A decisão foi tomada principalmente após uma redução no valor adicional pago para profissionais de saúde que atuam em funções nas quais são expostos a ambientes de risco, chamado de insalubridade. 

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e trabalhadores do setor administrativo também reivindicam reposição salarial e reajuste no valor pago referente ao vale-alimentação. Cerca de 800 pessoas estão vinculadas ao HU. 

Eli Correia, do comando de greve, explicou ao Dourados News que apenas os trabalhos no setor administrativo do hospital foram completamente paralisados. 

Em setores de maternidade e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 30% dos funcionários ‘cruzaram os braços’ e metade dos trabalhadores vinculados as demais clínicas também suspenderam atividades. 

 “O comando de greve se reuniu com a gestão [direção do hospital], para informar sobre os procedimentos de greve/movimento. Tiramos todas as dúvidas de quantitativo que poderia parar e pedimos o apoio da superintendência que se mostrou favorável ao movimento dos trabalhadores”, explicou Eli Correia.

Os funcionários do HU estiveram reunidos nesta manhã (21) em tenda montada no estacionamento da unidade hospitalar com faixa do Sintsep-MS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Mato Grosso do Sul) reivindicando “reposição salarial”, “insalubridade inegociável” e “retroativo salarial”. 

Posicionamento do HU

O Dourados News contactou a Ebserh que em resposta reiterou respeito ao movimento dos trabalhadores, mas considerou inoportuna a medida tomada já que o processo de negociação está em andamento. 

Confira a nota na íntegra: 

O processo de negociação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclarece com as entidades sindicais se prolongou por mais de 20 rodadas. 

A relatora do processo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministra Delaíde Miranda Arantes, de acordo com a jurisprudência do próprio TST, transformou aquele processo em dissídio coletivo de natureza mista, tornando possível que os ACTs ainda em negociação possam ser julgados imediatamente.

Empregados, assim como a própria Ebserh, anseiam por um rápido desfecho para esse longo período de negociação. 

O TST abriu prazo, em 15/09, para manifestação das entidades sindicais e notificou o Ministério Público do Trabalho para emissão de parecer. Com a greve anunciada pelas entidades sindicais para iniciar em 21/09,espera-se que a Relatora se pronuncie sobre os limites a serem observados no movimento grevista.

Diante do cenário exposto, a Empresa considera como inoportuna qualquer medida tomada à revelia do TST, tendo em vista que o processo de dissídio ainda aguarda julgamento.

A gestão do HU-UFGD reitera seu respeito ao movimento e, assim como todos, anseia por um rápido desfecho, que contemple as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,240
Euro 5,526
Franco suíço 5,611
Yuan 0,753
Iene 0,038
Peso arg. 0,031

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens