Sexta-Feira 09/12/2022 14:52

Governo fecha com laboratório e transplante de órgão voltará a ser realizado em MS

Estado - Saúde - Transplante de Órgãos

Governo fecha com laboratório e transplante de órgão voltará a ser realizado em Mato Grosso do Sul - Arquivo/Correio do Estado

Após um longo jogo de “empurra-empurra”, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) firmou um contrato de R$6 milhões com o laboratório Biomolecular para que os exames de compatibilidade para transplantes de órgãos possam ser realizados no Estado novamente. O contrato vale a partir desta terça-feira (13). 

De acordo com o titular da pasta, Flávio Britto, essa decisão foi tomada de forma emergencial e o contrato foi assinado dentro de um processo de inexigibilidade. Ou seja, para dar agilidade ao processo, a secretaria recorreu ao artigo 25, da Lei nº8666, que garante que uma empresa pode ser contratada sem licitação. 

“É uma questão que afligiu a todos e começou quando Campo Grande, após 15 anos, decidiu que não queria renovar o contrato com o laboratório, alegando que os transplantes eram de responsabilidade do Estado.”

O secretário ainda explicou que os recursos financeiros são providos integralmente pelo Governo Federal, por meio do Fundo de Compensação. Então, os valores que até então eram repassados para o município serão direcionados para o Governo de MS. 

“O recurso vinha na sua integralidade do Ministério da Saúde por meio do fundo de compensação. O governo de MS não vai entrar com recursos, apenas tirar do teto de Campo Grande e passar para o Estado”, detalhou. 

Como divulgado pelo Correio do Estado, os exames de compatibilidade foram suspensos no dia 8 de agosto e, enquanto o impasse ainda estava longe de ser resolvido. Assim, a Santa Casa afirmou que temia perder órgãos que não fossem cooptados há tempo. 

Em relação a isso, Britto explicou que, neste hiato entre um contato e outro, apenas um rim foi disponibilizado para doação. O órgão, segundo o secretário, foi mandado para ser transplantado em Curitiba, no Paraná, e a operação aconteceu conforme o planejado. 

“Eram órgãos em potencial, mas teria que realizar o exame de compatibilidade e encontrar um paciente para recebê-lo. O único caso efetivo de órgão que deveria ser transplantado foi deste rim que foi para o Paraná”, concluiu. 

Números

De acordo com o levantamento disponibilizado pela SES, em 2021 foi realizado o transplante de um coração, 18 rins e 163 córneas, sendo que este último não precisa de intervenção do laboratório. 

E, por meio da Central Nacional de Transplantes (CNT) foram mandados para outros Estados, apenas no ano passado, três corações, 21 fígados, 37 rins e 11 córneas. 

Ainda segundo a SES, no primeiro quadrimestre de 2022 foram realizados o transplantes de três rins e 64 córneas, sendo que o processo para o último não necessita de intervenção do laboratório. 

Ainda foram mandados três fígados, nove rins e um par de córneas para outros estados, onde foram transplantados em moradores daquele lugar. 

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,249
Euro 5,536
Franco suíço 5,625
Yuan 0,754
Iene 0,038
Peso arg. 0,031

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens