Quinta-Feira 28/03/2024 07:28

MS completa 7 meses com saldo positivo na geração de empregos

Estado - Mercado de Trabalho - Geração de Empregos

- Marcelo Victor

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (29), pelo Ministério do Trabalho e Previdência indicam que Mato Grosso do Sul registrou o 7º mês com saldo positivo na geração de empregos.

Em julho, foram registradas 26.882 desligamentos e 30.816 admissões, gerando um saldo positivo de 3.934 novos empregos.

Em junho, foram 4.247 empregos gerados; em maio, 6.764; em abril; 2.715; em março, 5.587; em fevereiro, 7.492; e em janeiro, 3.493. O último mês negativo foi dezembro de 2021, registrando um saldo de -4.735.

Em julho de 2021, o saldo também foi positivo, tendo sido registrados 3.897 novos empregos, número próximo ao de julho deste ano.

Setores  

Segundo informações divulgadas no painel do Novo Caged, o setor que mais gerou empregos no Estado, em julho, foi o de serviços, com saldo de 1.154 vagas.

Em segundo lugar ficou o setor de agropecuária, com 1.031, seguido de construção com 833, indústria com 608 e agropecuária com 308 empregos.

Contratações

Conforme o levantamento do Novo Caged, do total de 3.934 novos empregos, 1.478 foram ocupados por mulheres e 2.456 por homens.

Além disso, a maior parte das contratações foi destinada a pessoas com ensino médio completo.

Em sequência as demais vagas foram ocupadas, respectivamente, por pessoas com ensino médio incompleto, fundamental completo, fundamental incompleto, por analfabetos e, por último, com superior incompleto.

Um dado que chama atenção é o número negativo no registro de contratações de pessoas com ensino superior completo, com um saldo de -210.

Sobretudo, a maior parte das contratações foram destinadas a pessoas com faixa etária entre 18 e 24 anos.

Brasil

No comparativo do ranking de regiões que mais geraram empregos, a região Centro-Oeste ficou em 4º, com saldo de 25.179. Em escala nacional, o Brasil abriu 218.902 empregos.

Desemprego

Segundo dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada em 12 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE), Mato Grosso do Sul registrou a terceira menor taxa (5,2%) de desemprego do país, no 2º trimestre de 2022.

Além disso, o Estado é um dos que possui a menor porcentagem de população trabalhando por conta própria (22,6%).

Segundo o IBGE, as maiores taxas de desocupação foram da Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%).

Por outro lado, as menores foram de, respectivamente, Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%).

Segundo o levantamento do IBGE, a taxa de desocupação apresentou queda em 22 unidades da federação no 2º trimestre de 2022.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, percebe-se que todos os 27 estados tiveram queda significativa da taxa de desocupação.

Novo Caged

Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas, conforme estabelecido pela Portaria SEPRT nº 1.127, de 14/10/2019.

Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos a este sistema.

Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens