Quinta-Feira 29/09/2022 01:56

Com oito casos em MS, secretaria de Saúde organiza grupo técnico para enfrentamento da varíola dos macacos

Estado - Saúde - Varíola dos Macacos

Foto:Correio do Estado 

Com a confirmação de oito casos e uma morte confirmada por varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou, na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial de MS, a composição do Grupo Técnico de Enfrentamento ao vírus Monkeypox, causador da doença. 

De acordo com a publicação, os servidores foram designados em caráter emergencial e a coordenação do grupo será feita pelo assessor militar da pasta, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcello Fraiha. 

Ainda segundo o governo de MS, o grupo tem objetivo integrar os setores envolvidos na linha de frente do combate ao vírus e criar uma resposta coordenada e assertiva para mitigar o avanço da doença no âmbito estadual.

No começo de junho, o Ministério Público Estadual publicou uma recomendação para que o governo formulasse um Plano de Contingência para a doença, quando o primeiro caso havia sido confirmado em Corumbá. 

De acordo com a SES, o pedido foi atendido e o grupo técnico está dentro das metas traçadas pelo governo para o enfrentamento da doença.

Boletim epidemiológico 

Segundo os dados da SES, oito casos da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo sete registros em Campo Grande e um em Itaquiraí, interior do Estado. 

Ao todo são 26 notificações de varíolas dos macacos desde maio no Estado, com 11 casos sob suspeita e sete descartados.

O principal sintoma da doença é a erupção cutânea, que são manchas vermelhas na pele e feridas, presente em todos os casos registrados no Estado. Outros sintomas da doença são a febre e a adenomegalia, inchaço que surge no pescoço.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ainda não há tratamentos específicos para o vírus da varíola dos macacos. A atenção clínica deve amenizar ao máximo os sintomas para prevenir sequelas em longo prazo. 

Vírus

A Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox, que infecta roedores na África, com os macacos se tornando hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. 

Até maio de 2022, todos os surtos da Monkeypox estavam restritos ao continente Africano, porém a doença se espalhou pelo mundo e atualmente apresenta transmissão comunitária em vários países. No Brasil 800 casos já foram confirmados.

Transmissão

A varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. 

A transmissão de pessoa a pessoa pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou objetos contaminados. Ela ocorre principalmente por gotículas respiratórias. 

A enfermidade também é transmitida por inoculação ou através da placenta (varíola dos macacos congênita). Não há evidência de que o vírus seja transmitido por via sexual.

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens