Quinta-Feira 25/04/2024 12:57

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 40,4% em Mato Grosso do Sul

Estado - Política - Eleitores com Deficiência

- Arquivo/Correio do Estado

A quantidade de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 40,4% nos últimos quatro anos em Mato Grosso do Sul. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número, que em 2018 era de 11.923 eleitores, aumentou para 16.741.

Destes eleitores, 6.888 declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, o que representa aumento de 19.3% em comparação com 2018, quando 5.772 dos eleitores apresentavam esta deficiência.

Em relação a deficiências visuais, o aumento foi de 67,1% em quatro anos, passando de 1.846 para 3.086 eleitores.

O aumento de eleitores que declararam ter deficiência auditiva foi de 70,7%. Em 2018, eram 1.247, atualmente são 2.129.

Segundo o TSE, 1.996.510 pessoas estão aptas a votar nas eleições em Mato Grosso do Sul.

Acessibilidade

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrou que de 6.968 seções eleitorais de Mato Grosso do Sul, apenas 2.584 possuem acessibilidade para eleitores com deficiência, número que equivale a 37,08% das seções.

A Justiça Eleitoral recebe requerimentos de pessoas com deficiência para adaptar seções, mas caso não tenha sido feito o requerimento, o eleitor ainda pode informar ao mesário suas necessidades e limitações, para que adequações sejam feitas no momento.

O eleitor também pode comparecer à votação acompanhado de uma pessoa de sua confiança, que será autorizada pelo presidente da mesa, para ajudar na votação (a condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação).

Novos Recursos

O TSE instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições de 2022.

Entre os recursos, estão equipamentos que fazem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um vídeo feito por uma intérprete de Libras que será apresentado em todas as urnas eletrônicas, indicando para o eleitorado qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República

As seções também vão disponibilizar fones de ouvido para auxiliar eleitores cegos ou com baixa visão, emitindo sinais sonoros do número escolhido e um retorno com o nome do candidato (a).

Correio do Estado/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens